UBS no Gama (DF) é certificada com o conceito máximo pelo PMAQ-AB

Equipe de Saúde de Ponte Alta do Gama atinge metas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e recebe placa de certificação

O Ministério da Saúde certificou nessa quarta-feira, (19/12) a Unidade Básica de Saúde DVO na cidade satélite do Gama, no Distrito Federal. A Equipe de Saúde da Família, que atende cerca de 2.500 usuários pela Estratégia Saúde da Família (ESF), recebeu o conceito de muito acima da média pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Em todo o Brasil, foram visitados 3.972 municípios, 17.304 equipes de atenção básica avaliadas e mais de 65 mil usuários entrevistados. No Distrito Federal 29 equipes de atenção básica aderiram ao PMAQ-AB, das quais 25 já foram certificadas. Destas equipes, três receberam o conceito de muito acima da média, dez o conceito acima da média e doze ficaram com o conceito de mediana ou abaixo da média.

Segundo Allan Nuno, Coordenador da Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento do Departamento de Atenção Básica (CGAA/DAB), as certificações são importantes porque valorizam e reconhecem o trabalho das equipes. “Acertamos na avaliação, a equipe tem comprometimento com o seu trabalho”, destaca o coordenador. Ele ainda avalia que, apesar das adversidades, as equipes conseguem desenvolver um bom trabalho, dentro do que se espera que deve ser a organização do serviço. “O PMAQ-AB funciona como um mecanismo de estimulo, na medida em que há avaliação, certificação e remuneração por desempenho. Isso estimula tanto os gestores quanto os profissionais a melhorar e a atenção básica só ganha com esse processo”, afirma Allan.

Para a enfermeira coordenadora da equipe, Juliana Silva da Rocha, o PMAQ-AB tirou a equipe da zona de conforto a partir do momento da auto-avaliação, onde se mapeou os desafios tanto dos processos de trabalho quanto da infra-estrutura da UBS. “O segredo foi que fizemos exatamente o que o programa estabelecia e traçamos metas e soluções de acordo com ele. Foi maravilhoso receber o certificado, ele é a recompensa de todo o nosso trabalho, tentamos ser transparentes e formar vinculo com a comunidade para aprimorar os requisitos do programa, e isso aconteceu porque, de fato, acreditamos no PMAQ-AB”, disse Juliana. Ela também comentou que a vacinação passou a fazer parte dos serviços ofertados pela unidade a partir do programa, “nos empenhamos em fazer o curso e nos adequarmos”.

Estiveram presentes no evento toda a equipe da UBS DVO, Allan Nuno do departamento de atenção básica, a subsecretária de atenção primária à Saúde, Rosalina Sudo e o Secretário Adjunto de Saúde do DF, Elias Fernando Miziara, que destacou a importância do alinhamento do discurso entre os três níveis da gestão para o fortalecimento das ações previstas e lembrou o compromisso firmado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, em promover a atenção básica do DF. O Secretário parabenizou a equipe, que segundo ele, “forma a verdadeira equipe de saúde da família”.

Veja as fotos Clique Aqui!

Fonte: Portal Dab