Destaque (Slide Show)Notícias

UCB oferece tratamento odontológico com tecnologia 3D

Curso de Odontologia é pioneiro no Distrito Federal com o uso de tecnologias digitais em 3D para atendimento à comunidade

A tecnologia avança a cada dia e cada vez mais as pessoas estão se acostumando a utilizar metodologias digitais em seu cotidiano, seja pessoal ou de trabalho. Pensando nisso, e trazendo o que há de mais moderno no mercado odontológico, o curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), de forma pioneira no Brasil, acaba de inserir o uso de tecnologias digitais 3D nas atividades de formação dos estudantes e também nos tratamentos oferecidos à comunidade carente atendida pelas Clínicas Odontológicas da Universidade.

Atualmente o curso de Odontologia da UCB realiza mais de 18 mil atendimentos à comunidade por ano. De acordo com o coordenador do curso, prof. Dr. Eric Franco, com a adição de novas tecnologias esses atendimentos deverão ser mais ágeis e precisos, trazendo ainda mais conforto aos pacientes. “Temos certeza que muitos desses atendimentos poderão contar com essa novidade que garante precisão, agilidade e alta resolutividade dos casos clínicos”, disse.

Ainda segundo o coordenador do curso de Odontologia, a Universidade realizou um alto investimento, que vai beneficiar tanto a formação dos estudantes, quanto os inúmeros pacientes.

De acordo com a prof.ª Ma. Daniele Machado da Silveira Pedrosa, as tecnologias digitais representam uma revolução para a Odontologia moderna e vem crescendo a cada dia. “Com essas tecnologias é possível realizar o escaneamento dos dentes, planejar e confeccionar diversos tipos de próteses, coroas provisórias, placas miorrelaxantes, alinhadores ortodônticos e até mesmo guias cirúrgicos autoclaváveis”, frisou a professora citando os novos equipamentos adquiridos pela Universidade, como as impressoras 3D que utilizam de diversos tipos de materiais para a construção de moldes de próteses, por exemplo.

Para a assessora do curso, prof.ª Dr.ª Anne Carolina Eleutério Leite, o emprego das tecnologias digitais no fluxo de atendimentos na graduação é um pioneirismo da Universidade Católica de Brasília. “Nesse sentido, uma nova disciplina exclusivamente voltada para essa temática já está em fase de implementação, mostrando o porquê de o nosso curso ser um dos melhores e mais bem aparelhados do país”.

As peças em 3D serão planejadas e desenvolvidas nas modernas e inovadoras instalações do Laboratório Colaborativo de Ideias (Colabid), espaço recém-inaugurado pela Universidade. O Laboratório Colaborativo de Ideias parte do conceito coworking para se situar como um ambiente voltado para o desenvolvimento de processos criativos, fundamental para o empreendedorismo e inovação.

O Laboratório Colaborativo de Ideias faz parte dos ambientes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação (CGDI), órgão de apoio da Pró-Reitoria Acadêmica da UCB. O NIT é um espaço de promoção do Empreendedorismo e da Inovação, de desenvolvimento de Startups e Spin-offs, empresas de base tecnológica.

“O Colabid foi criado pensando em uma dinâmica múltipla para a apresentação de problemas (challenge) e desafios (briefing), e segue um espaço para brainstorming no qual as equipes buscam soluções e, por fim, ilhas de desenvolvimento das quais fazem parte um simulador virtual e uma Fab Lab (Laboratório de Fabricação do inglês Fabrication Laboratory), com impressora 3D, por meio da qual é possível gerar protótipos”, explicou o coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação da UCB, prof. Dr. Alexandre Kieling.

Os interessados nos atendimentos de Odontologia da UCB deverão clicar aqui ou ligar no telefone: (61) 3356-9433 ou 3356-9603.

Tags

Artigos relacionados

Fechar