Notícias

Artistas do DF se mobilizam contra projeto que retira verbas da Cultura

img

O Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), criado em 1991, é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF que oferece apoio financeiro a fundo perdido.
 
Artistas de Brasília estão em pé de guerra contra o governo Agnelo/Filippelli. Eles convocam os cidadãos brasilienses a se mobilizarem contra o Projeto de Lei Complementar nº 108/2014. O projeto enviado por Agnelo à CLDF, na quinta-feira, 20/11, permite um verdadeiro assalto aos recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC.
 
Segundo o maestro e pianista Rênio Quintas, coordenador do Fórum de Cultura do DF, existiriam no caixa do FAC uma verba de, aproximadamente, 65 milhões. Com as contas públicas no vermelho – as estimativas são de um rombo superiora R$ 2 bilhões, o governador desejaria usar os recursos carimbados pra projetos culturais para pagar outras despesas governamentais.
 

O Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), criado em 1991,é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF que oferece apoio financeiro a fundo perdido. Seus projetos são selecionados por Editais públicos. Por meio do FAC, são produzidos filmes, peças de teatro, CDs, DVDs, livros, exposições, oficinas e inúmeras circulações artísticas em todo o DF. A principal fonte de recursos do Fundo consiste em 0,3% da receita corrente líquida do Governo Distrito Federal sendo que em 2013 foram disponibilizados o recurso recorde de R$ 50 milhões.

img

 
 
Fonte: Blog do Chico Santanna – 22/11/2014
Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar