Exposição sobre Filosofia na Educação celebra o Dia Mundial da Filosofia

img

Novembro é o mês de celebração do Dia Mundial de Filosofia, data que foi instituída pela UNESCO com o propósito de expandir a Filosofia e promover valores capazes de transformar o indivíduo e a sociedade. Este ano, a Organização Nova Acrópole vai comemorar a data no dia 22 de novembro com o evento “O papel da filosofia na educação: como valores transformam o mundo.

A exposição que celebra esta data ´Da Caverna à Luz´ ilustra o processo de educação por meio de um mito – o famoso Mito da Caverna de Platão. A Diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, afirma que ´Ao celebrar o Dia Mundial da Filosofia, a UNESCO se propõe a reafirmar que a filosofia tem o poder de mudar o mundo, pois está dotada desta capacidade de nos transformar, dando maior peso às nossas indignações diante da injustiça, mais lucidez para formular as perguntas que incomodam e mais convicção para defender a dignidade humana.´ Da mesma forma, o diretor nacional de Nova Acrópole no Brasil, o Prof. Luis Carlos Marques ao falar sobre a escolha de abordar a filosofia na educação, afirma que ´educação, para a filosofia, consiste em cultivar no ser humano aquilo que possui de melhor, incliná-lo em direção ao bem. Mais do que passar conhecimentos técnicos, é preciso cultivar valores que ensinem as pessoas a conviver melhor consigo mesmas e em sociedade.´

Desde que foi instituído pela UNESCO, o Dia Mundial da Filosofia é comemorado em todo o mundo por universidades e pelas unidades de Nova Acrópole, que hoje somam presença em mais de 50 países.

Serviço: Programação

Sábado, 22/11 – Entrada Franca

18h: Abertura do Dia Mundial da Filosofia com a exposição  ´Da Caverna à Luz do Sol´

19 h.: Palestra – O papel da filosofia na educação humana: como valores transformam o mundo.

Endereço:

Quadra 23, Lote 12, Sobreloja, Setor Leste – Gama (antigo setor bancário), www.acropole.org.br

Tel: (61) 3484-1818

Sobre Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica presente em mais de 50 países há 57 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seus cursos de Filosofia Prática adaptados para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo o mundo que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor.

Nova Acrópole celebra , em 2014, 30 anos de atuação no Brasil, tendo recebido, por isso, no dia 05 de maio, uma homenagem da Câmara dos Deputados Federal (vide maiores informações institucionais no anuário da organização em anexo).

Alguns números:

 

  • 80 Sedes em todo o Brasil
  • 500 crianças e jovens de baixa renda participando de formação complementar

•  1.300 atendimentos sociais na área da saúde em 2013

 

  • Mais de 3000 cursos e palestras em todo país a cada ano

    Informou Nova Acrópole Gama

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios