Audiência Pública discute restauração do Cine Itapuã

0

No último sábado (23/03), a comunidade do Gama esteve reunida para debater a restauração do Cine Itapuã. Promovida pela Administração Regional do Gama, a audiência pública realizada no Auditório do Centro de Ensino Especial, contou com a presença de mais de cem pessoas. O intuito é consultar os envolvidos no processo de reforma e ampliação do espaço, bem como garantir a transparência e a participação de toda a comunidade do Gama e entorno na tomada de decisões.

“É muito importante a realização dessa audiência pública. Neste momento a comunidade tem a oportunidade para definir o que lhe convém. A cultura representa isso, o exercício de cidadania. É fundamental a ação conjunta do Governo e da própria comunidade organizada para a elaboração de um projeto que responda adequadamente aos anseios da população”, declarou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, que acredita na ação como uma forma democrática de participação.

O administrador do Gama, Marcio Palhares, explica que antes o espaço não pertencia de fato a regional. Há mais de vinte anos o cine foi doado ao GDF, porém o ato precisava ser oficializado. Só no fim do primeiro semestre de 2012, com muita dedicação e esforço, o processo de regulamentação foi finalizado. “Os moradores do Gama reivindicam há muito tempo a recuperação do Cine Itapuã. Nós tínhamos um sentimento de muita tristeza em vê-lo abandonado. Agora, um novo sentimento surge, que é a expetativa e a esperança de ter esse espaço de volta para a cidade”, declarou o administrador do Gama, Marcio Palhares.

Após finalizar todo o processo de regulamentação, a Administração está empenhada em transformar o espaço no mais novo ponto de encontro de diversão e lazer. Para isso, foi criada uma Comissão para Estudos e Projetos de Revitalização do Cine Itapuã, formada por membros da Regional, do Conselho de Cultura e da Secretaria de Cultural do Distrito Federal, que vão buscar meios para a realização desse projeto. A equipe realizou desde setembro de 2012 reuniões semanais e realizou visitas in loco ao cine e a outros espaços de cultura do Distrito Federal. A partir da audiência pública, a equipe vai trabalhar na elaboração do projeto de revitalização, com a coleta das sugestões da comunidade. A expectativa é licitar as obras ainda este ano e executá-las no início de 2014.

Histórico – O Centro Cultural Itapuã, foi inaugurado em 28 de março de 1961. Mais conhecido como Cine Itapuã, era gerenciado pela Empresa Cinematográfica Paulo Sá Pinto e funcionava predominantemente com produções cinematográficas. Foi considerado na época o segundo maior cinema de Brasília e durante décadas foi a maior opção de lazer e entretenimento para a sociedade gamense.

Em 1986, para evitar que o Cine Itapuã fosse vendido a uma igreja, os comerciantes do local se uniram para comprar o espaço e o doaram ao Governo do Distrito Federal. A sala sofreu uma pequena reforma em 1988 e veio a ser reinaugurado sob a administração do Cine Clube Porta Aberta, que mudou radicalmente a programação cinematográfica, pois o cinema estava em franca decadência. Nesta época foram exibidos filmes de arte, inclusive a programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, do qual foi co-produtor. No Cine Clube Porta Aberta foram lançados inúmeros filmes nacionais, além de vários curtas e média metragem das obras do cineastra-bombeiro Afonso Brazza. O espaço passou também a receber peças de teatro, palestras, entre outras atividades.

Veja as fotos Clique Aqui!

Fonte: Administração Regional do Gama

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA