Blitz de Acessibilidade e Direitos Humanos marca Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no Gama

O Passeio de Conscientização sobre Acessibilidade na Cidade do Gama, como foi chamado pelos organizadores, é realizado pela Defensoria Pública local e a Associação dos Deficientes do Gama e Entorno (ADGE).

O evento está sendo realizado na semana em que se comemora o dia internacional do portador de deficiência. Que é celebrado no dia 03 de dezembro. Essa é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. 

Os eventos que ocorrem ao longo da semana correspondente a essa data, procura aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982. 

O Passeio de Conscientização sobre Acessibilidade na Cidade do Gama, terá a presença de autoridades políticos, pessoas importantes e portadores de algum tipo de deficiência. O objetivo é, a partir de ótica vivenciada por pessoas com deficiência (principalmente visual e locomotora), realizar trajeto que corresponde a zona central da cidade. Nessa região estão

 

Por Lucas Lieggio
Da redação do Gama Cidadão – 06/12/2019