Destaque (Slide Show)EducaçãoInícioNotíciasNotícias do GamaPolíticaRepórter Cidadão

Espaço Olhar é inaugurado na Coordenação Regional de Ensino do Gama

Os moradores do Gama contam agora com mais um espaço voltado para práticas integrativas em saúde.

A coordenadora regional de ensino do Gama, professora Cássia Maria Marques, mostra ao que veio quando consegue articular a vinda de autoridades do primeiro escalão do GDF, representante do Ministério da Saúde, deputado federal e distrital, além de representantes de dois senadores (Leila do Vôlei e Izalci Lucas), diretores de escolas, servidores públicos, vários conselheiros tutelares e comunidade, na tarde desta sexa-feira (26/04).

A inauguração do espaço é um dos objetivos que a professora colocou em seu plano de ação entregue à Secretaria de Estado de Educação do DF. Um pouco mais de cem dias e o espaço já está sendo entregue para a comunidade.

A coordenadora regional de ensino do Gama, professora Cássia Maria. Foto: Danrley Pereira
Secretário de educação do Distrito Federal, Rafael Parente. Foto: Danrley Pereira 
O secretário de educação do DF, Rafael Parente, foi presenteado com um quadro da estudante Rafaela Cristina, que é deficiência intelectual (dupla-excepcionalidade de altas habilidades nas artes), doação do CEF 4 do diretor Alexandre. Foto: Danrley Pereira 
Espaço Olhar é inaugurado na Coordenação Regional de Ensino do Gama. Foto: Danrley Pereira

Assista o vídeo com a professora Cássia:

Vale ressaltar também que a CRE-Gama está com uma intensa campanha que buscam trazer verba para nossas escolas públicas, através de emenda parlamentar, tanto distrital, quanto federal.

Em entrevista com o secretário de educação do Distrito Federal, Rafael Parente, afirma que irá investir em modernização das escolas e, com parcerias público privadas, para investir na manutenção e reestruturação das mesmas.

Assista o vídeo com o secretário de educação do DF, Rafael Parente:

O que é o Espaço Olhar?

Alinhado com as políticas públicas o Espaço Olhar é um espaço democrático e multidisciplinar voltado para práticas integrativas em saúde. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Em razão de ações como essa da CRE-Gama, o Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares. Que é uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes.

O espaço só foi possível graças a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis) que, como próprio nome já diz, gerencia essas práticas em todo o DF. A Gerpis foi criada dentro da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação.

Algumas das práticas são:

  • Arteterapia;
  • Antroposofia;
  • Automassagem;
  • Shantala;
  • Tai Chi Chuan;
  • Terapia Comunitária;
  • Homeopatia;
  • Meditação;
  • Musicoterapia;
  • Reiki;
  • Yoga.

Os deputados na CRE-Gama

O deputado distrital Daniel Donizete reafirma seu compromisso com nossa cidade e com as políticas que favoreçam a modernização estrutural e pedagógica nas escolas. O deputado e a coordenadora da regional do Gama anunciaram que o deputado destinou um milhão de reais para as escolas do Gama, isso significa um terço de tudo que ele destinou para a educação esse ano.

O deputado federal professor Israel nos informou que as políticas distritais que ele conseguiu aprovar, terão vez na esfera federal. O deputado tem a intenção de diminuir as agressões a professores, propondo leis federais como a Lei distrital de Proteção ao Professor (5.531/2015) de sua autoria.

E o Coffee Break e o sorteio de brindes ficou por conta do Banco de Brasília (BRB), que marcou presença com seus gerentes e funcionários para prestigiar o evento.

Jairo Mendonça (artista gamense, compositor, instrumentista, poeta, arranjador um verdadeiro multimídia), abrilhantou o evento com suas músicas tocadas nos quatro cantos do Gama.

Deputado distrital Daniel Donizete, que destinou um milhão de reais para as escolas do Gama. Foto: Danrley Pereira 
Deputado federal professor Israel. Foto: Danrley Pereira 
Gerentes e funcionários do Banco de Brasília (BRB). Foto: Israel Carvalho 
Jairo Mendonça (artista gamense, compositor, instrumentista, poeta, arranjador um verdadeiro multimídia). Foto: Danrley Pereira
Jairo Mendonça (artista gamense, compositor, instrumentista, poeta, arranjador um verdadeiro multimídia). Foto: Israel Carvalho 
Autoridades do primeiro escalão do GDF, deputado federal e distrital, além de representantes de dois senadores (Leila e Izalci). Foto: Danrley Pereira
Mandala: Íris Solar, foi outro presenta ganhado pela CRE-Gama. Produzida por Cássia Maria (Técnica de Enfermagem da SES-DF, mosaicista) e os artistas do CACO Terapêutico Décio e Letícia. Foto: Israel Carvalho 
A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, representou a senadora Leila Barros. Abadia, foi nomeada como assessora parlamentar da senadora, neste mês de abril. Foto: Danrley Pereira
Gerente Regional de Cultura, professora Christiany Silva Oliveira, e os conselheiros tutelares, Francisco Roques Chaguinha e Ana Maria Soares. Foto: Israel Carvalho 

Galeria de fotos, clique aqui!

Por Danrley Pereira com colaboração do Israel Carvalho – Da Redação do Gama Cidadão

Veja: práticas integrativas.

Tags

Danrley Willyan

Social Media, Jornalista DRT nº 0012449/DF e Desenvolvedor Web.

Artigos relacionados

Fechar