Destaque (Slide Show)EducaçãoEntrevistaInícioNotícias do GamaRelações Exteriores e EmbaixadasRepórter Cidadão

Diretora Ana Elen representa o DF em evento nos EUA

Evento recebeu também membros do primeiro escalão do Governo Federal

A diretora Ana Elen do Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama – CEF 15 do Gama é indicada a participar do evento Brazil Conference em Boston nos EUA. Evento recebeu Hamilton Mourão (Vice-Presidente), Paulo Guedes (Ministro da Economia), Andréia Sadi (Jornalista da Globo), Camilo Santana (Governador do Ceará), Débora Garofalo (Finalista do Global Teacher Prize), Denis Mizne (CEO, Fundação Lemann), Dias Toffoli (Presidente do STF), Kátia Abreu (Senadora – Tocantins), Luciano Huck, dentre muitos outros.

Realizado nas universidade de Harvard e MIT é um evento anual no mês de abril, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston. Este evento acontece desde 2015. É bastante claro a importância do evento para o nosso país.

A MISSÃO é estabelecer um espaço plural para o debate e a criação de ideias sobre o nosso país, envolvendo o maior número possível de pessoas. (Organização do evento)

Ana Elen, Embaixadora da Educação

A diretora Ana Elen se sentiu muito honrada e emocionada por participar de um evento tão importante. No qual envolve importantes agentes de transformação do nosso país.

“Jamais pensei que eu, trabalhadora, participaria de um evento com grandes nomes conhecidos no cenário nacional e internacional.”

Ela participou como convidada especial (Embaixadora da Educação) no painel Aprendizagem: Caminhos para uma Educação Pública de Qualidade, painel que teve como palestrantes: Débora Garofalo (Global Teacher Prize), Fátima Bezerra (Governadora RN), Luiz Tozi (Ex. Sec. Exec. MEC) e Paulo Lozano (Harvard/Stanford).

Painel focou em questões bastante atuais no cenário da educação brasileira. A implementação do modelo cívico-militar nas escolas. As dificuldades de superar as vulnerabilidades sociais. O empoderamento das escolas. Brigas e desavenças no MEC (até então Vélez Rodríguez era o Ministro). A importância de Paulo Freire na educação brasileira face às atuais críticas sofridas. A educação domiciliar. Desvinculação das receitas federais (DRU), impedida pela Emenda Constitucional 59 (0% de desvinculação desde 2016) etc.

Está sendo discutida muita bobagem dentro do tema da Educação, onde existem assuntos muito mais relevantes para serem tratados;

Ela cita a questão do analfabetismo, a necessidade de superar as desigualdades sociais. Ainda faz críticas a atuação do MEC dirigido por Vélez Rodríguez, citando a polêmica dos hinos nacionais e da militarização das escolas. Também rebateu as críticas sofridas pelo método de Paulo Freire.

Para ela, essas coisas não têm muito sentido. São coisas menores e pequenas que acabam deixando de lado os verdadeiros grandes temas que vão, de fato, elevar a qualidade da educação.

Além desse painel, Ana Elen também participou de outros painéis, como:

  • Views: Influenciadores Digitais no Brasil;
  • Desenvolvimento: Perspectivas para a Economia Brasileira, e;
  • Debate: Visões do Brasil Pós-Eleições (participação dos candidatos Presidenciais em 2018).

Por que ela ?

Ana Elen é coordenadora  da Conectando Sabere, que é uma rede apoiada pela Fundação Lemann aqui do DF. A diretora tem experiência exitosa em gestão democrática e foi convidada a participar como embaixadora da educação por causa disso.

Além disso, ela é uma das 27 diretoras contempladas com o Prêmio Gestão Escolar. O evento ocorre bienalmente, já tem 16 edições. A grande motivação é contemplar escolas com projetos pedagógicos que contribuam para o aprendizado dos alunos e que implementem metodologias diferentes do comum, buscando resultados para as escolas públicas, visando principalmente alunos em situação de vulnerabilidade social.

Com uma equipe de professores e funcionários dedicados ao ensino integral, a instituição revolucionou o modo de educar. A peça-chave dessa mudança é a diretora Ana Elen Moutinho, 43 anos. Como premiação, ela e 26 diretoras representantes de outros estados puderam aprender mais sobre educação em intercâmbio nos Estados Unidos (intercâmbio não relacionado com o Brasil Conference).

Apresentador Luciano Huck. Foto/Divulgação

Representantes brasileiros. Foto/Divulgação

Veja a matéria de quando a diretora Ana Elen recebeu o prêmio.

Por Danrley Pereira – Da Redação do Gama Cidadão

 

Tags

Danrley Willyan

Social Midia, Jornalista (número de registro: 0012449/DF) e Desenvolvedor Web

Artigos relacionados

Fechar