Política

Dias decisivos para PSDB do DF

O embate pelo comando do diretório brasiliense do PSDB entre o presidente regional da legenda, deputado federal Izalci Lucas, e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) acabará amanhã. E a vitória ainda tende, mesmo que de leve, para as asas do tucano. Segundo membros da Executiva Nacional Social Democrata, em conversas reservadas, existe maioria formada para a manutenção de Izalci no timão da sigla à frente de uma nova comissão provisória para o Distrito Federal.

Izalci fez movimentos cirúrgicos no Congresso em busca de apoio da cúpula nacional do PSDB. De cafezinho em cafezinho, conseguiu o voto do novo líder do partido na Câmara, o deputado federal Nilson Leitão (MT). O parlamentar substituí o correligionário Ricardo Tripoli (SP) no posto de porta-voz da sigla na Casa. E com o peso do cargo, virou o principal cabo eleitoral de Izalci.

Para seduzir o PSDB, Rollemberg apostou na aproximação com a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, personagem histórica do partido. Mas em algum momento das tratativas, Márcio Machado entrou no circuito de negociações, adotando tom de protagonista. “Isso foi a pior coisa que o Rodrigo poderia ter feito”, resume um membro do grupo político do presidente nacional do PSDB, o governador e São Paulo, Geraldo Alckmin.

No retrato atual, a cúpula nacional tende a montar uma nova comissão provisória no PSDB mais próxima de Izalci. Por exemplo, Ludmila de Faro deverá deixar a composição do diretório brasiliense. No mês passado, a tucana chegou a ser cogitada para entrar no governo Rollemberg, para gerir a vitaminada secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). Mas teve o nome descartado, após o vazamento de uma gravação, onde tecia duras críticas contra a gestão do PSB.

Como na política, sempre há espaço para reviravoltas, o jogo ainda não está jogado. Desde a semana passada, Rollemberg buscava uma agenda com Alckmin para virar o tabuleiro. O governador do DF tentou inclusive levar Maria de Lourdes Abadia para a conversa. Procurado pelo Jornal de Brasília, o Palácio do Buriti soltou uma nota sobre o processo de definição do PSDB: “É uma decisão interna do partido. Mas o governo espera continuar contando os quadros do PSDB no secretariado do governador Rollemberg”.

 

Tempo de TV tem peso no confronto

A escolha tucana redesenhará o cenário político para as eleições de outubro. Oficialmente, Izalci é pré-candidato ao GDF. Contudo, o tucanato não projeta o presidente regional necessariamente para a cabeça de chapa para o Buriti. Na realidade, as contas tucanas apontam Lucas como um nome majoritário, mais próximo do Senado Federal.

Seja qual for o posto, em caso de permanência Izalci não deverá compor com Rollemberg, privando o governo de um preciso tempo de televisão na curtíssima campanha eleitoral do primeiro turno. Onde a TV continuará ter um peso relevante na definição de votos.

Uma vitória de Izalci também colocaria a composição do secretariado de Rollemberg em uma sinuca de bico. A suculenta super-pasta de Trabalho e Desenvolvimento Social está nas mãos da tucana Ilda Peliz e ex-presidente da Abrace. Contudo, o espaço é cobiçado pelo PSB, do próprio Rollemberg. E antes da tentativa de casamento tucano, os socialistas queriam a ex-secretaria de Segurança, Márcia de Alencar, no posto.

Caso Rollemberg vire a maré, conseguirá um importante passo na tentativa de reeleição. Pelas contas de aliados, o PSB pode ser competitivo tendo os tucanos, PRB, PROS e PV. Coincidentemente, em chapa com PSDB, o governador pensa em Izalci para o Senado.

A reportagem tentou entrar em contato com o líder do PSDB, deputado Nilson Leitão, até o fechamento desta edição. Mas não teve retorno.

Geraldo Alckmin estará amanhã em Brasília para a reunião da Executiva Nacional do PSDB.

O sinal de alerta foi acionado no Buriti, quando o governador paulista cravou que as alianças nacional e estaduais serão independentes.

Fonte: Correio Jornal de Brasília

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: