Agenda Cultural e Convites

Festival Cordel com a Corda Toda promove apresentação de trabalhos artísticos de crianças de escola pública em Santa Maria

img
No dia 08 de dezembro, a comunidade de Santa Maria poderá assistir gratuitamente às apresentações artísticas de crianças do Centro de Ensino Fundamental 103. Música, dança, teatro, artes visuais e, claro, a própria literatura de cordel, compõem o programa, cujo intuito é revelar o potencial artístico dos jovens, a partir do das oficinas semanais realizadas ao longo de 2013.

Ao ingressar no espaço pedagógico, as oficinas buscam valorizar o contato com o passado e a memória de uma saber que, longe de ser um mero traço tido como tradicional, é também elemento dinâmico e construtor da cultura e identidade brasileira contemporânea. Além disso, destaca-se o potencial pedagógico, relacionado ao aprendizado da escrita, métrica, aptidão rítmica, diversidade de conteúdo textual e instrumentalização do saber, despertando a curiosidade e a sensibilidade artística e criativa das crianças e adolescentes, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades indispensáveis à educação do ensino fundamental.

O Festival Cordel com a Corda Toda apresenta a culminância do trabalho desenvolvido na escola por meio de uma série de atividades gratuitas que envolvem os campos artísticos de forma transdisciplinar, estimulando e legitimando as crianças e adolescentes como “pequenos artistas”, autores, produtores, despertando novas percepções estéticas e sensórias, convidando também toda a comunidade a partilhar o espaço de criação, fazendo do campo da arte um encontro, uma partilha de mundos que se abrem à invenção e à imaginação.

Em Santa Maria, o projeto é patrocinado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal.

O Projeto Cordel com a Corda Toda

Cordel com a Corda Toda está sendo realizado desde setembro de 2010, na cidade de Nova Iguaçu/RJ. Trata-se de uma iniciativa pioneira na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e contou com o apoio de importantes parceiros para a consolidação de sua trajetória, incluindo a Casa da Moeda do Brasil, através do Programa Atitude Cidadã, da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu e da Eletrobrás, sendo o único projeto do Rio de Janeiro selecionado em 2010 na linha de patrimônio imaterial do edital Programa Eletrobrás de Cultura 2010.

Em seu primeiro ano de execução, ainda como um “Pontinho de Cultura”, na cidade de Nova Iguaçu/RJ, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, o projeto atendeu, de forma regular, 350 jovens em regime semanais de oficinas, através de atividades multidisciplinares que desenvolvem não só a capacidade linguística dos participantes, mas a psicomotricidade e a sua identidade cultural e cidadania. Essas atividades levaram o Cordel a receber o prêmio “Rio Sociocultural 2011” do Governo do Estado do Rio de Janeiro, como um dos cinco melhores projetos socioculturais deste Estado, entre 320 selecionados.

Em 2013, o projeto Cordel com a Corda Toda passou a atuar também na cidade de Santa Maria/DF. A principal linha de atuação do projeto são oficinas educativas, que utilizam a Literatura de Cordel e as manifestações da Cultura Popular Brasileira como ferramenta pedagógica. Estruturamos, com a metodologia baseada em segmentos artísticos diversos, os planos de aula para introduzir de forma dinâmica e lúdica o universo da cultura popular, com foco no cordel, resgatando também o teatro de mamulengos, boizinho, brincantes, brincadeiras, xilogravura, repente, expressão corporal e histórias desse universo.

img

img

img

img

SERVIÇO

Festival Cordel com a Corda Toda

Dia 08/12/2013

Horário: 17h

Local: Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria

Endereço: CL 208 Lote A1 – Área Especial – Santa Maria Sul

Contato: Aline Cardoso

Email: cardosoali@gmail.com

Telefones: 61 4103-2273 / 8603-4433

Correio de Santa Maria

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: