Festival Curta Brasília traz panorama atual do curta-metragem brasileiro ao Cine Brasília

img

Em sua segunda edição, o festival reúne o melhor da produção brasiliense e nacional,

além de uma mostra internacional de curtas franceses, com entrada franca

Único festival brasiliense dedicado inteiramente ao formato de curta-metragem, oFestival Curta Brasília, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2013, amplia suas fronteiras nesta segunda edição e exibe mais de 70 curtas-metragens, entre produções nacionais e estrangeiras, totalizando cerca de 15 horas de programação. A expectativa da organização é de que 5 mil pessoas circulem pelo Cine Brasília durante os quatro dias de festival: “A primeira edição foi um sucesso, ficamos felizes com a participação do público e dos artistas. Neste ano vamos ampliar para uma dimensão internacional, gerando maior intercâmbio de linguagens, sotaques e oportunidades”, afirma Ana Arruda, coordenadora-geral do festival.

 

Além da mostra competitiva local e nacional, o festival traz ainda sete mostras paralelas, oficinas, debate com os realizadores, e apresentações de artistas da cidade no palco montado no hall do cinema. Já a programação internacional traz curtas franceses inéditos na capital, em parceria com a Embaixada da França, Institut Français e Cine France.

 

Haverá também o lançamento do livro “Brasília 5.2 – Cinema e Memória”, da pesquisadora de cinema brasileiro Berê Bahia. O lançamento será dia 30 de novembro, às 16h, no Cine Brasília. “Para o festival serão distribuídos 200 exemplares livro, que faz uma radiografia da produção brasiliense no contexto do Festival de Cinema de Brasília, de 1975 a 2012”, destaca a autora.

 

Janelas para o mundo

 

A programação do Curta Brasília inclui ainda mostras paralelas, com filmes reunidos em tornos de temáticas comuns. Dentre as novidades deste ano, destacam-se a Sessão Urbanidades (29/11), cujosfilmes trazem os desafios das grandes cidades modernas, como mobilidade, segurança e qualidade de vida; o cinema de animação ganha um espaço exclusivo de exibição na Sessão Anima (30/11), com curtas que apresentam grande diversidade estética e de técnicas de animação; a música terá espaço no festival com aSessão Especial de Videoclipes produzidos em Brasília(1/12), dando espaço à produção artística de videoclipes e à cena musical independente da cidade.

 

A Sessão Provocações, que será exibida no Dia Mundial da Luta Contra a Aids (01/12), traz filmes que abordam a sexualidade e a intimidade dos personagens, e que preservou seu espaço na edição deste ano devido ao sucesso na primeira edição do festival. Para garantir a presença das crianças e adolescentes na Sessão Calanguinho(29/11) e na Sessão Isso Tudo Passa (29/11), o Curta Brasíliarealizou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e Secretaria de Educação do GDF, que irá levar estudantes da rede pública de ensino e participantes de programas sociais para as sessões. Outras escolas e instituições interessadas devem entrar em contato com a produção para realizar um agendamento (via[email protected]).

 

Ainda no quesito infantil, este ano o Festival premiará um filme da categoria com o Prêmio Direitos da Infância, oferecidopelo Instituto Sabin e pelo UNICEF. Já a Embaixada da França entra com uma premiação que levará um representante do filme contemplado para a França, promovendo um intercâmbio cultural enriquecedor. Além disso, as duas mostras competitivas premiarão o melhor curta de Brasília e o melhor curta nacional com R$ 5 mil reais cada – ambos decididos pelo Júri Popular. Estes prêmios serão oferecidos pelo Shopping Conjunto Nacional.

Destaques da programação

 

2º Festival Curta Brasília pretende trazer a pluralidade e a diversidade do cinema de curta duração ao público do Distrito Federal, que agora possui um festival de curtas-metragens permanente no calendário cultural da cidade. Neste ano foram recebidas cerca de 500 inscrições de todo o Brasil, oriundas de 23 Estados e do Distrito Federal. Dentre os 70 curtas em exibição, 30 compõem as mostras competitivas, que traçam um panorama acurado com o melhor da produção cinematográfica brasileira.

Dentre os filmes selecionados, destacam-se “Acalanto”, de Arturo Saboia, que faturou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte e MelhorTrilha Musical no 41º Festival de Cinema de Gramado (RS); “Pouco mais de um mês”, de André Novais, que foi exibido na 45ª Quinzena dos Realizadores em Cannes (França), além de ter participado dos mais importantes festivais brasileiros; “Pátio”, de Aly Muritiba, exibido na 52ª Semana da Crítica, em também em Cannes; a animação produzida em Brasília“A Roza”, de Marieta e Juliano Cazarré, que além de diretor também atuou em filmes como “Serra Pelada” (2013, dir. Heitor Dhalia) e O Lobo Atrás da Porta (2013, dir. Fernando Coimbra)”; “Requília”, de Renata Diniz, premiado no último Festival de Brasília e em festivais internacionais; e “E quem é o pai?”, de Daniela Diniz e Luana Miguel, um curta local ainda inédito na cidade.

 

A organização do Festival Curta Brasília é da Sétima Produções Culturais, produtora cultural com foco na realização de mostras e festivais de cinema, produção e distribuição de coletâneas de curtas-metragens nacionais, elaboração de projetos culturais e na formação de público.

 

Premiações do 2º Festival Curta Brasília

 

– Prêmio oficial da Mostra Competitiva Curta Brasil 2013 – Júri Popular (Troféu e 5 mil reais em dinheiro)

– Prêmio oficial da Mostra Competitiva Curta Brasília 2013 – Júri Popular (Troféu e 5 mil reais em dinheiro)

– Prêmio Direitos da Infância – Instituto Sabin e UNICEF (Troféu e 1 mil reais em dinheiro). Filme que melhor contemple questões relacionadas aos Direitos da Infância, definido por comissão.

– Prêmio Cine França Brasil – Melhor filme (Viagem a França, oferecida pela Embaixada da França, para 01 representante do filme escolhido por comissão)

– Prêmio Brazucah (500 reais em dinheiro e exibição do filme em 22 escolas e universidades, escolhido por comissão da Brazucah Produções/SP)

– Prêmio Cine B (500 reais em dinheiro e exibição do filme em 10 comunidades da periferia de São Paulo, além de participação no DVD Selo CINE-B do Cinema Brasileiro, escolhido pela comissão do Cine B)

– Troféu Cinememória (para o melhor documentário do Festival, oferecido pelo cineasta Vladimir Carvalho e pela Fundação Cinememória)

– Troféu UCDF (para o filme que mais contribui para disseminar o espírito cineclubista, oferecido pela União dos Cineclubes do DF e Entorno)

– Troféu ABCV ( para melhor filme do DF, escolhido por comissão indicada pela Associação).

– Troféu ABD Nacional (para melhor filme brasileiro, escolhido por comissão indicada pela Associação).

 

 

 

2o FESTIVAL CURTA BRASÍLIA

 

28 de novembro a 01 de dezembro de 2013

Cine Brasília – EQS 106/107 – Asa Sul – Brasília – DF

Entrada franca

 

Confira aqui a programação completa e mais detalhes!

www.curtabrasilia.com.br


Contato:

[email protected]

(61) 8104-1548

 

Assessoria de Imprensa:

Manu Santos/Lígia Benevides

[email protected]   

(61) 9550-2192 (Manu Santos)

 

Para entrevistas:

Ana Arruda Neiva

Coordenação geral

(61) 9967-0579

[email protected]

 

 

 FESTIVAL CURTA BRASÍLIA – Edição 2013

Realização: Sétima Produções Culturais

Idealização: Alexandre Costa e Ana Arruda Neiva

Coordenação Geral: Ana Arruda Neiva

Produção Executiva: Alexandre Costa

Produção Geral e Circuito Educativo: Thayse Limeira

Produção e Coordenação de Convidados: Rebeca Damian

Produção e Comunicação: Lígia Benevides e Manu Santos

Identidade e Programação visual: Felipe Cavalcante e Gabriel Menezes
Coordenação de Oficinas: OZI – Escola de Audiovisual 

Comissão de seleção – Mostra Competitiva: Geraldo Moraes (Brasília), Ciro Marcondes e Yale Gontijo (Brasil)

Curadoria Mostras Paralelas: Alexandre Costa, Ana Arruda e Thayse Limeira

 

Patrocínio Master: Petrobras

 

Patrocínio: Instituto Sabin

 

Co-Patrocínio: Conjunto Nacional

 

Parceria: Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Cine France

 

Apoio Cultural: Fnac, Sesc, Unicef, La Ursa, Mosaico Grill, Ozi Escola do Audiovisual, Espaço Mosaico

 

Apoio: Brazucah, Cine B, Espaço Cult, Cine Memória, ABD Nacional, ABCV, Studio 57, Criolina, Rádio Cultura FM, União de Cineclubes do Distrito Federal, Nouveau Comunicação, Alltech Engenharia de Produção, Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Secretaria de Cultura/GDF

 

 

Manu Santos|Produção Cultural|Imprensa
 
Telefone (61) 95502192 
E-mail: [email protected]
Site: www.desfrutecultural.com.br

 

SIG Quadra 06 Lote 1205 sala 106
CEP: 70610410 – Brasília/DF

 

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios