17 de Maio – Gama contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Na próxima sexta-feira (17 de maio), a partir das 9h, será realizado no Gama uma mobilização em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa é uma realização do Governo do Distrito Federal, por meio da Administração Regional do Gama, em parceria com a Coordenadoria das Cidades, Secretaria da Criança (Secria), Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). A mobilização é em prol do dia 18 de Maio, em que é comemorado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou em 13 anos muitos municípios do país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Portanto, o intuito da ação é convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Confira a programação:

Dia: 17 de Maio (sexta-feira)

A partir das 8h:

Concentração: em frente à Rodoviária do Gama

Atrações: Cortejo seguindo para a Administração Regional do Gama, com a participação dos Bonecos Gigantes, grupo carnavalesco Menino de Ceilândia e o grupo de Taguatinga Articum

A partir das 10h:

Local: em frente à Administração Regional do Gama

Atrações: Circo Teatro Artitude, Os Brincantes, Palhaço Psiu, Banca de Poetas Dedé Caianno, Nação Guerreira, Voar Cia. De Teatro e Vila do Artesão

Fonte: Agenda Comercial do Gama

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios