Gama contra exploração infantil

0

CamanhaOs moradores do Gama participaram, nesta sexta-feira (17/05), de uma grande mobilização em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, como parte da programação para conscientizar a população sobre o problema.

“O intuito desta ação é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar desta luta. Quanto mais as pessoas tiverem conhecimento, maior será a atuação por parte do Governo”, é o que afirma o administrador do Gama, Márcio Palhares.

A mobilização é em prol do dia 18 de Maio, em que é comemorado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. 

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados.

“Este debate pretende dar visibilidade a temática e unir forças para combater estes tipos de crimes. Além de alertar para a importância da denúncia”, declarou o coordenador do Serviço de Orientação Educacional da Coordenação de Ensino do Gama, Paulo Henrique.

A proposta é convocar família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas e universidades para assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual, como forma de promover o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de maneira digna, saudável e protegida.

“É preciso garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida”, disse a Secretária da Criança, Rejane Pitanga.

As atividades iniciaram com uma caminhada, que saiu da Rodoviária do Gama e seguiu até a Administração Regional, com a participação dos Bonecos Gigantes, grupo carnavalesco Menino de Ceilândia e o grupo de Taguatinga Articum.

A programação continuou durante todo o dia com diversas atrações, entre elas Palhaço Psiu, Circo Teatro Artitude, Os Brincantes, Nação Guerreira Grupo de Capoeira, Voar Cia. De Teatro e apresentação dosalunos do COSE. Além de pula pula, estande do SAMU, ônibus itinerante da Defensoria Pública e exposição dos alunos das escolas da rede pública de ensino do Gama e da Vila do Artesão.

A iniciativa é uma realização do Governo do Distrito Federal, por meio da Administração Regional do Gama, em parceria com a Coordenadoria das Cidades e as Secretarias da Criança, de Educação, de Cultura e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.

Fonte: Administração do Gama

Veja as fotos Clique Aqui!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA