Destaque (Slide Show)NotíciasNotícias do GamaPolítica

Gama mobiliza deputados para criação de frente parlamentar com objetivo de atender demandas da comunidade

Durante a audiência os secretários de governo, deputados e o administrador regional se manifestaram favoráveis às reivindicações da comunidade.

A Prefeitura Comunitária do Setor Habitacional Ponte de Terra e Núcleo Rural Ponte Alta Norte do Gama realizou, na manhã do último sábado (29), uma audiência pública para discutir problemas do transporte e demanda e necessidades da comunidade. Na ocasião foi ouvido uma nova reivindicação dos moradores, além de discutirem quais providências poderão ser tomadas para melhorar a qualidade de vida de quem vive naquele local.

O evento, aberto à população, contou com a presença de secretários do GDF, deputados, assessores dos deputados, administrador regional, lideranças políticas e comunidade.

Confira os principais pontos da discussão da audiência:

– Propor a criação da Frente Parlamentar para discutir regularização fundiária do Setor;

–  O arquivamento da ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal com tramitação na 13º Vara Federal, seção DF. Essa ação impede que seja feito qualquer obra de melhoria na região;

– Construção da pavimentação ligando a DF 001 ao Gama para desafogar o trânsito;

– Criação de nova linha de ônibus;

– Construção de passarela na entrada da Avenida São Francisco em razão da DF 480 (moradores ficaram de criar um abaixo-assinado);

A criação da Frente Parlamentar para discutir regularização fundiária foi proposta pela prefeitura comunitária juntamente com os deputados Daniel Donizet (PSDB), Eduardo Pedrosa (PTC), Iolando Almeida (PSC), Hermeto (MDB), Rafael Prudente (MDB), Valdelino Barcelos (PP) e Agaciel Maia (PR). A mesma foi endossada por sete parlamentares da base governista e está na pauta de discussão para as próximas semanas na Câmara Legislativa.

Daniel Donizet prometeu trabalhar no sentido de regularizar o Setor Habitacional Ponte de Terra. A fim de que os serviços de infraestrutura, como pavimentação das vias, possam ser feitos. Durante discurso o deputado afirmou que, independentemente de ideologias partidárias, é preciso trabalhar para dar uma melhor qualidade de vida à população.

“Ninguém trabalha sozinho. Nós precisamos do apoio da comunidade, que mais do que ninguém, sabe os problemas desse local que hoje tem cerca de 30 mil habitantes”, disse o deputado.

Eduardo Pedrosa, afirmou que pretende dar continuidade junto ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem para atender todas as demandas da comunidade. O deputado já vem abraçando as causas da comunidade antecedente.

Iolando Almeida, se comprometeu a destinar recursos financeiros, através de emenda parlamentar, para a construção de poço artesiano e caixa d’água do Centro de Ensino Fundamental em Ponte Alta Norte do Gama. De acordo com a prefeitura comunitária e a assessoria do deputado, essa foi a solução encontrada para driblar o problema. A escola atende 300 estudantes no período matutino e vespertino, do 1º ao 9º ano. Hoje o fornecimento de água é feito por meio de caminhão-pipa que atende todos os dias a escola na área rural.

“O processo de regularização com a obtenção de licença ambiental, com o projeto urbanístico aprovado e a demonstração para o Judiciário de que essa área está apta a ser regularizada, assim à função do objeto da ação civil pública deixa de existir, portanto podendo ser arquivada e a regularização poder concluir e acontecer”, disse Carlos Leal, diretor técnico da Terracap.

“O nosso papel na secretária de governo segundo a expressão do próprio governador Ibaneis Rocha é para ajudar a empurrar. O governo é um elefante bem grande pesadíssimo que movimenta muito devagar e tem problema pra todo lado. Sugiro aos moradores juntamente com a prefeitura comunitária que criem abaixo-assinado para buscarmos juntos ao governo as soluções e os anseio da comunidade”, justifica José Humberto secretário de governo

“Essa reunião foi construída a muitas mãos, toda diretoria da prefeitura, lideranças, assessores de deputados, empresários e amigos contribuíram para esse grande encontro” disse Gilson Pinheiro, presidente da prefeitura comunitária 

Na audiência, estiveram presentes os deputados distritais Eduardo Pedrosa e Daniel Donizet, os assessores dos deputados Rafael Prudente, Iolando, Valdelino, Agaciel e do Senador Izalci, além dos secretário de governo José Humberto, secretário das cidades Gustavo Aires, diretor técnico da Terracap Carlos Leal e o administrador José Elias.

Ao microfone o deputado Daniel Donizet. Foto: Israel Cavalho
Ao microfone o deputado Eduardo Pedrosa. Foto: Israel Cavalho
Ao microfone o assessor Marcelo, representante do deputado Iolando. Foto: Israel Carvalho
Diretor técnico da Terracap Carlos Leal. Foto: Israel Carvalho
Presidente da Prefeitura Comunitária Gilson e o Secretário de governo José Humberto ao microfone. Foto: Israel Carvalho 

Um café da manhã foi servido para os participantes. Foto: Israel Carvalho
Presidente e diretoria da Prefeitura Comunitária do Setor Habitacional Ponte de Terra e Núcleo Rural Ponte Alta Norte do Gama. Foto: Israel Carvalho 

Mais fotos no Flickr do Gama Cidadão:

Gama mobiliza deputados para criação de frente parlamentar

Por Israel Carvalho
Da redação do Gama Cidadão

Leia mais: Moradores pedem linhas de ônibus na Ponte Alta Norte do Gama

 

Tags

Artigos relacionados

Fechar