Gama no combate à exploração sexual infantil

img

Evento com música, teatro e palestras marcam o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil será celebrado no Gama nesta sexta-feira (16). Pelo terceiro ano consecutivo, a Administração Regional, em parceria com os Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS, COSES, Regional de Ensino e Hospital Regional, promove ações durante todo o dia para conscientizar da população sobre a importância de denunciar casos que ferem os direitos dos menores.

mobilização começa com um grande cortejo com a “Carroça Elétrica” pelo Setor Central da cidade. A concentração acontece as 8h, em frente à Rodoviária, e segue rumo à Administração Regional, onde estará montada uma estrutura para apresentações musicais e teatrais, palestras e atividades para envolver a população na causa. (Veja a programação completa abaixo)

Definimos uma programação cultural para todo o dia a fim de estimular a participação das crianças e dos jovens mas também dos professores e pais. A arte e a cultura são ferramentas fundamentais na conscientização de campanhas contra todo o tipo de violência. Neste caso, como as vítimas são crianças e adolescentes, utilizamos também o lúdico no sentido de mostrar que a violência precisa ser combatida e denunciada.” afirma Renata Batt, gerente de cultura da Administração Regional do Gama.

Com o trabalho de conscientização desenvolvido pelos governos federal e distritalBrasília está entre as cidades com maior número de denúncias, o que representa um maior segurança aos direitos das crianças e jovens. Em 2013, os Conselhos Tutelares do DF registraram 43.502 denúncias de violações aos direitos da infância e da adolescência. Desse total, 1.840 envolveram violência sexual. Em todo o Brasil, foram 275.638 ligações para o Disque 100, sendo 27.664 com alertas sobre exploração sexual.

A campanha nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é um sucesso no Brasil, e no DF não podia ser diferente. Além do evento oficial que será realizado em Brasília, fazemos questão de realizar uma edição local que atinja nossas crianças, adolescentes, pais e professores do Gama e região. Precisamos lutar contra a violência sexual, e denunciar sempre”, explica Adauto Rodrigues, Administrador do Gama.

Dia da consciência

A lei federal 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, após uma forte mobilização da população em decorrência de um crime ocorrido em 1973, onde uma garota foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada, assassinada e desfigurada por ácido. Os assassinos jamais foram punidos.

Disque Denúncia

O “Disque 100”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é o principal canal de denúncias sobre a exploração sexual infantil. Por este número de telefone são feitos relatos de casos suspeitos e, a partir disso, são tomadas providências por autoridades policias e governamentais. A ligação é anônima e gratuita.

O Governo do Distrito Federal também mantém canais de comunicação com a sociedade para evitar o ferimento aos direitos das crianças e adolescentes. A denúncia pode ser feita na Secretaria da Criança do DF, no telefone (61) 3234-2876, e nos Conselhos Tutelares da sua cidade. Ou acesse http://www.crianca.df.gov.br/ e descubra onde fica o Conselho Tutelar mais próximo da sua casa. 

Programação

8h – Concentração em frente a rodoviária. Panfletagem.
9h – Cortejo para a Administração com Carroça Elétrica (Buginganga Cultural).
10h – Abertura
Hino Nacional
Banda da Polícia Militar do Distrito Federal
09h Às 11h – Brincantes do Gama, abertura do Festineco
10h30 – Capoterapia, apresentação do Gesner Teixeira
12h – DJ Miaghi
13h30 – Abertura com Manoel Messias e representante do Conselho Tutelar
14h – Banda Geração 153
15h – Apresentação Gesner Teixeira
16h30 – Batucadeiros
17h30 – Banda musical

Informou ASCOM GAMA

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios