Gama sedia campeonato de Rugby em cadeira de rodas

img

O evento tem o objetivo de divulgar o esporte no Distrito Federal

De 19 a 21 de abril, o Centro Olímpico do Gama sediará o 3º Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira de Rodas. Além de se prepararem para o campeonato brasileiro em agosto, atletas do Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais disputarão a taça e uma vaga na seleção brasileira. O evento conta com apoio da Administração Regional do Gama e da Secretaria de Esportes do DF.

O nosso objetivo é trazer ritmo de jogo e experiência aos atletas. Queremos, também, divulgar o esporte e mostrar para as pessoas como superar a deficiência”, explica Leandro do Amorim, coordenador-geral da Associação Esportiva e Cultural Brasília QuadRugby.

Originário do Canadá, o Rugby em Cadeira de Rodas, também chamado de Quad Rugby, é jogado por atletas com deficiência em pelo menos três membros, com classificações que variam de 0.5 (maior deficiência) e 3.5 (menor deficiência).

Os jogadores são divididos em times de quatro pessoas. Homens e mulheres jogam juntos em uma categoria mista. O objetivo é passar da linha do gol com as duas rodas da cadeira e a bola nas mãos.

Ação Social – Durante o 3º Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira de Rodas ocorrerão ações paralelas para promover a inclusão de pessoas com os diversos tipos de deficiência. Serão expostas obras de arte da voluntária Rogélia Heriberta, que estarão a venda para colaborar com a compra de material esportivo para o time BSB Quad Rugby.

Também acontecerá o desfile do Fashion Inclusivo, com a proposta de levar a moda e aspectos relativos à estética, cuidado e estilo para pessoas com diferentes deficiências, valorizando as relações pessoais e a autoestima.

Edição anterior – Em 2013, o aberto teve oito partidas e contou com times do Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. A equipe Gigantes (SP) ficou em primeiro lugar, seguida dos Gladiadores (PR) e, em terceiro, os anfitriões BSB Quad (DF).

Representantes do DF – Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby (BSB Quad) foi fundada em 17 de outubro de 2011. É a fusão de pessoas que já tinham experiência no Rugby em Cadeira de Rodas, com o anseio em formar uma equipe de alto rendimento. O primeiro título veio com a conquista da 2ª divisão do 5º Campeonato Brasileiro de Rugby em cadeira de rodas, disputado em Matinhos – PR.

O atleta Raphael Lucena, integrante da BSB Quad Rugby, representará o Distrito Federal na competição Maximus Regionalizado, em Lima, Peru, nos dias 22 a 26 de maio. Esta é a segunda vez que Raphael integra a equipe brasileira e representa o time brasiliense em competições internacionais.

Ascom|Adm Gama

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios