Gama x Formosa é adiado e campeonato fica indefinido

A Federação Brasiliense de Futebol confirmou na tarde desta sexta-feira o adiamento da partida entre Gama x Formosa, que seria realizada neste domingo às 16h. O Estádio Bezerrão estará fechado por cerca de dez dias, para que a Secretaria de Esportes do Distrito Federal, a pedido da FIFA, possa deixar o gramado em condições de receber treinamentos das seleções que sediarem jogos na capital federal. Segundo a FBF, o campo não tem condições de receber jogos e treinamentos neste momento.

Segundo informações da diretoria alviverde, a partida poderá ser realizada no próximo dia 20, quinta-feira, às 20h30, sendo mantido o local. Outra modificação a ser confirmada será a mudança da partida diante do Legião para o Estádio Serra do Lago, em Luziânia, mantendo-se a data e o horário (15/03, às 16h). Ambas as informações deverão ser confirmadas pela Federação na próxima semana.

Com o adiamento de várias partidas, surgem as dúvidas de como a federação irá restruturar a tabela da fase final da competição, já que teremos apenas o dia 12/03 para a realização das mesmas sem a necessidade de mudança de datas da tabela original, o que seria insuficiente para a finalização da primeira fase sem a necessidade de alteração de datas da segunda fase conforme tabela divulgada em meados de novembro. Neste dia, deverão ser realizadas as partidas entre Brasiliense x Luziânia (válido pela 8ª rodada) e Brasília x Formosa (válido pela 1ª rodada). Mesmo que essas partidas sejam realizadas nesta data, as equipes que disputam a Copa verde continuariam com uma partida a menos que as demais equipes da competição e uma agenda de jogos complicada, com partidas todas as quartas-feiras e finais de semana.  A Federação Brasiliense ainda não se pronunciou oficialmente sobre as novas datas.

A melhor solução seria a realização das partidas em atraso nos dia 12, 19 e 20/03 e a última rodada no dia 26/03 (pois os dias 15, 22 e 23 estão reservados para jogos da Copa Verde), já que, segundo o regulamento, todos os jogos da última rodada deverão ser realizados simultaneamente.

Histórico nada favorável

O gramado do Bezerrão vem causando polêmica desde o final do ano passado quando começou a receber manutenção para que ficasse em bom estado na época da Copa do Mundo 2014, quando receberá treinos de seleções que jogarão em Brasília. Porém, nesse período algumas peladas teriam acontecido no estádio, o que fez o Gama entrar com pedido para que fosse adiantada a autorização para a utilizar o campo na estreia do Candangão.

Até quando?

Apesar de o telejornal local da Rede Globo ter noticiado que o estádio ficaria em manutenção até o dia 20 de março, a Federação Brasiliense de Futebol informou por meio da assessoria de imprensa ainda não ter uma data para o fim da interdição e a liberação para a realização de partidas oficiais.

Confira os jogos atrasados ao término da 10ª rodada:

Jogo Rodada Data Prevista* Melhor Solução** Motivo do Adiamento
Brasília x Formosa Sem data definida 12/03 Furto das chuteiras da equipe de Formosa.
Brasiliense x Luziânia 12/03 12/03 Jogo do Brasiliense pela Copa Verde
Gama x Formosa 10ª Sem data definida 20/03 Manutenção do Estádio Bezerrão pela FIFA
Capital x Brasiliense 10ª Sem data definida 19 ou 20/03 Jogo do Brasiliense pela Copa Verde
Brasília x Luziânia 10ª Sem data definida 19 ou 20/03 Jogo do Brasília pela Copa Verde

* Data homologada pela Federação Brasiliense de Futebol para a realização da partida
** Análise feita pela equipe do BloGama

Confira a quantidade de jogos disputado por cada equipe ao término da 10ª rodada:

Clube Jogos Disputados
Brasília 08
Brasiliense 08
Capital 09
Ceilandense 10
Ceilândia 10
Formosa 08
Gama 09
Legião 10
Luziânia 08
Santa Maria 10
Sobradinho 10
Unaí/Paracatu 10

Fonte: Blog Gama Net

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios