fbpx

 

 

 

O corredor exclusivo atenderá a uma população aproximada de 600 mil pessoas

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou na última quinta-feira (25/08), as ordens de serviço que darão início às obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) em Gama e Santa Maria. O VLP é um modelo de transporte coletivo constituídos por veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas. Os novos veículos ligarão Gama, Park Way, além do Entorno Sul, ao Plano Piloto.


As obras serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estão orçadas em R$ 530 milhões e ficarão prontas até junho de 2013.  A expectativa é de que a construção do VLP gere 6 mil empregos por ano e reduza o tempo de viagem de Gama/Santa Maria ao Plano Piloto de 90 minutos para 40 minutos.  Os usuários  chegarão ao Plano Piloto de forma rápida, em ônibus modernos, confortável e eficiente, com capacidade para até 160 passageiros.

Os ônibus circularão em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42km de corredor. O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto). O Corredor Eixo Sul, com 2 terminais (Gama e Santa Maria) 15 estações, 15 passarelas. O sistema terá um padrão de controle operacional semelhantes aos projetos metroviários, como é utilizado no Metrô-DF.

Estiveram presentes na solenidade em Santa Maria e Gama o vice-governador, Tadeu Filippelli, os secretários Particular do governador, Bolivar Rocha; de Obras, Oto Silvério; da Casa Militar, coronel Rogério Leão; de Defesa Civil, Paulo Matos; de Ordem Pública e Social, coronel Agrício da Silva, e de Publicidade Institucional, Abimael Nunes; os deputados distritais Patrício, Agaciel Maia, Benedito Domingos, Chico Vigilante, Cristiano Araújo, Luzia de Paula e Olair Francisco; o diretor geral do DER, Fauzi Nacfur Junior; o presidente do Metrô DF, David de Matos; bem como os administradores Regionais do Gama, Adauto Almeida Rodrigues, e de Santa Maria, Márcio Gonçalves Ferreira.

ASCOM DER

Fonte: ASCOM DER

By Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial