fbpx
24 de junho de 2021

Histórias da Bola: O Garimpeiro do Gama

“Pai! Você torce para qual time?”, indagou o filho Hugo. “Para o Gama”, respondeu Márcio Almeida. “Eu estou falando de time de verdade, que passa na televisão”, retrucou o garoto. “Gama!”, reafirmou Márcio.

Para menino candango, que só via os amigos se dizerem flamenguistas, vascaínos, botafoguenses, etc, a revelação lhe parecia esquisitíssima. Afinal, ele não conhecia nenhum torcedor do Gama.

“Não era tão chocante, não. Quando eu era garoto, achava que era flamenguista, como a maioria dos meus amigos. Descobri que era Gama quando este venceu o Flamengo, por 2 x 1, dentro do Maracanã, pelo Brasileiro de 2002”, demarca Márcio, sobre o jogo em 28 de agosto de 2002, quando Hélio dos Anjos era o treinador e o time foi: Pitarelli; Paulo Henrique, Jairo Araújo, Vinicius e Rochinha; Deda, Lindomar e Anderson Barbosa e Jackson; Rafael e Paulo Nunes.

Hoje, o filho de Márcio Almeida tem 17 anos e é zagueiro do Gama. Ele, funcionário da Vara da Infância, na Justiça do DF, e maior pesquisador da história do clube, um “garimpeiro de memória”.

Márcio criou o www.memorialgamense.org e vem movendo o planeta em busca dos passos do “Periquitão”. O primeiro iten importante que obteve foi a camisa 10 do meia Miguel, no jogo em que o Gama saiu bicampeão do Torneio Incentivo-1978. Presente do treinador Manoel Cajueiro.

“Já tenho 57 jaquetas históricas, sendo 12 réplicas”, revela Márcio, que está produzindo o “Gamapédia”, listagem de atletas, dirigentes e demais pessoas que fazem a vida do clube.

Quando assistiu o primeiro jogo do Gama, Márcio Almeida tinha 10 anos e ficou com o rosto imprensado no alambrado do antigo Bezerrão. O estádio, lotado, teve torcida dividida, meio-a-meio, entre gamenses e flamenguistas.

Histórias da Bola: O Garimpeiro do Gama

Gustavo Mariani

[email protected]

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

View all posts by Israel Carvalho →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial