Notícias

I Seminário Regional sobre o Sistema Prisional – Um olhar mais humano às prisões

Aconteceu no dia 14 de setembro o I Seminário Regional sobre o Sistema Prisional – Um olhar mais humano (SRSP) às prisões. O evento foi construído pela Pastoral Carcerária do Distrito Federal e pela Associação de Apoio aos Presos, Egressos e Familiares (APEF).

O SRSP aconteceu no mini auditório do Instituto Federal de Brasília (Asa Norte), começando às 14h indo até 20h. Durante o Seminário houve diversos debates com diversos especialistas em sistema prisional, representantes do poder judiciário e entidades que buscam a humanização das prisões do Brasil. Os temas abordados giraram em torno da questão da mulher presa no Brasil, as políticas públicas voltadas para o sistema penitenciário e como o judiciário pode e deve colaborar com a humanização das prisões.

Durante o evento o ex-detento e ator, Chico de Aquino, fez uma apresentação teatral, pegando todos de surpresa. Ele contou sobre sua história e sua trajetória.


 

O seminário foi transmitido ao vivo para Internet, no Facebook do Gama Cidadão. Confira:


 

Estiveram presentes:

Drª Êrika Barreto Fernandes Cruvinel (Professora e Pesquisadora do IFB); Bruno Gonçalves Pereira de Lima (Presidente da APEF e Vice Coordenador da Pastoral Carcerária Regional Centro Oeste); Frei Rogério Soares (Provincial da Ordem das Mercês); Frei Raimundo Nonato Ferreira (Coordenador da Pastoral Carcerária do Distrito Federal); Irmã Petra Silvia Pfaller (Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária Para a Questão da Mulher Presa); Drª Crisonéia Nonata de Brito Gomes (Professora e Pesquisadora do IFB com diversos estudos e publicações sobre o sistema prisional); Rebeca Souza Leão Albuquerque (Bacharel em Direito e Ciências Políticas. Pós Graduada em Processo Legislativo e com larga experiência em relações governamentais e administração pública. Atuou junto à Presidência da República, Câmara dos Deputados e Advocacia Geral da União); Promotora Berenice Maria Scherer (Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional – MPDFT); Padre Gianfranco (Vice Coordenador da Pastoral Carcerária Nacional);Drª Leila Cury (Juíza Titular da Vara de Execuções Penais do TJDFT); Deputada Érika Kokay (PT/DF)  (1ª Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. Atuante na defesa dos direitos humanos e dos direitos da população vulnerável e minorias);  Sara Hirsch Tardin (Assistente Social, Especialista em Projetos Sociais e Gerente do Psicossocial da FUNAP); Luciane Ferreira (Advogada – Ms. Direito Econômico e Socioambiental); alunos, professores e comunidade; e outras autoridades.

Veja nossa galeria de fotos:

Mesa 01 - as mulheres e o cárcere: um novo olhar é preciso
Karla Danielle Lima Pereira (Tecnólogo em Logística); Irmã Petra Silvia Pfaller (Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária Para a Questão da Mulher Presa) e Drª Êrika Barreto Fernandes Cruvinel (Professora e Pesquisadora do IFB).  Mesa 01 – as mulheres e o cárcere: um novo olhar é preciso

 

Servidores e assistentes sociais participam de debate sobre os desafios do sistema prisional

 

Apresentação teatral do artista e ator, Chico de Aquino, pegando todos de surpresa
 
Chico de Aquino tirou o fôlego de toda a plateia em sua performance artística. Ele contou sobre sua história e sua trajetória.

 

Chico de Aquino em sua performance artística

 

Mesa 02 - políticas públicas para o sistema prisional: o que pode ser feito?
Rebeca Souza Leão Albuquerque (Bacharel em Direito e Ciências Políticas); Deputada Federal Érika Kokay e Sara Hirsch Tardin (FUNAP)
Mesa 02 – políticas públicas para o sistema prisional: o que pode ser feito?
 

 

Mesa 03 (encerramento) - o papel do judiciário na humanização das prisões
Bruno Gonçalves Pereira de Lima (Presidente da APEF e Vice Coordenador da Pastoral Carcerária Regional Centro Oeste) e Drª Leila Cury (Juíza Titular da Vara de Execuções Penais do TJDFT). Mesa 03 (encerramento) – o papel do judiciário na humanização das prisões

 

Tivemos debates extremamente importantes com diversos especialistas em sistema prisional, representantes do poder judiciário e entidades que buscam a humanização das prisões do Brasil

Mais fotos. Clique aqui! 

Da redação do Gama Cidadão

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário