I Seminário Regional sobre o Sistema Prisional – Um olhar mais humano às prisões.

O I Seminário Regional sobre o Sistema Prisional – Um olhar mais humano (SRSP) às prisões está sendo construído pela Pastoral Carcerária do Distrito Federal e pela Associação de Apoio aos Presos, Egressos e Familiares (APEF).

O SRSP será no dia 14 de setembro de 2017 no auditório do Instituto Federal de Brasília (Asa Norte) a partir das 14h até 20h. Durante o Seminário haverá debates com diversos especialistas em sistema prisional, representantes do poder judiciário e entidades que buscam a humanização das prisões do Brasil. Os temas abordados ira girar em torno da questão da mulher presa no Brasil, as políticas públicas voltadas para o sistema penitenciário e como o judiciário pode e deve colaborar com a humanização das prisões.

A programação completa estará disponível em breve no site da Pastoral Carcerária do Distrito Federal e no site do evento.

Para realização da inscrição acesse: https://www.even3.com.br/SRSP

Programação

13h20 

 

 CREDENCIAMENTO

14H00

 CERIMÔNIA DE ABERTURA – PELA HUMANIZAÇÃO DAS PRISÕES NO BRASIL.

Bruno Gonçalves Pereira de Lima (Presidente da APEF e Vice Coordenador da Pastoral Carcerária Regional Centro Oeste).

Frei Rogério Soares (Provincial da Ordem das Mercês)

Promotora Berenice Maria Scherer (Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional – MPDFT).

14H40

MESA 01 – AS MULHERES E O CÁRCERE: UM NOVO OLHAR É PRECISO.

Palestrante 01: Irmã Petra Silvia Pfaller (Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária Para a Questão da Mulher Presa)

Palestrante 02:  Drª Crisonéia Nonata de Brito Gomes (Professora e Pesquisadora do IFB com diversos estudos e publicações sobre o sistema prisional)

Mediadora: Drª Êrika Barreto Fernandes Cruvinel (Professora e Pesquisadora do IFB com diversos estudos e publicações sobre o sistema prisional. Integrante da Pastoral Carcerária de Brasília)

16H30

COFFEE BREAK E MOMENTO CULTURAL COM APRESENTAÇÃO DO GRUPO TEATRAL.

*Grupo Teatral formado por egressos do sistema prisional do Distrito Federal.
17H00

17h00

MESA 02 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SISTEMA PRISIONAL: O QUE PODE SER FEITO?

Palestrante 01: Deputada Érika Kokay (PT/DF)  (1ª Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. Atuante na defesa dos direitos humanos e dos direitos da população vulnerável e minorias) 

Palestrante 02: Dilma de Fátima Imai (Assistente Social e Diretora Executiva da FUNAP)

Palestrante 03: Sara Hirsch Tardin (Assistente Social, Especialista em Projetos Sociais e Gerente do Psicossocial da FUNAP)

Mediadora:  Rebeca Souza Leão Albuquerque (Bacharel em Direito e Ciências Políticas. Pós Graduada em Processo Legislativo e com larga experiência em relações governamentais e administração pública. Atuou junto à Presidência da República, Câmara dos Deputados e Advocacia Geral da União)

18H30

MESA 03 (ENCERRAMENTO) – O PAPEL DO JUDICIÁRIO NA HUMANIZAÇÃO DAS PRISÕES

Palestrante 01: Drª Leila Cury (Juíza Titular da Vara de Execuções Penais do TJDFT)

Palestrante 02: Bruno Gonçalves Pereira de Lima (Vice Coordenador da Pastoral Carcerária Regional Centro Oeste e Presidente da Associação de Apoio aos Presos, Egressos e Familiares – APEF)

 

INFORMAÇÕES: (61) 99643 0303