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Índices de analfabetos funcionais ainda continua alto no país

Mais de 16,6% de brasileiros não fazem interpretação textual básica

No país, grande parte da população sabe ler e escrever, mas algo vem chamando a atenção dos profissionais da educação, os analfabetos funcionais. Apesar de reconhecerem letras e números, essas pessoas não conseguem interpretar e compreender textos curtos e sem complexidade.

Profissionais explicam diversos fatores que contribuem para o crescimento do analfabetismo funcional. Entre os citados estão falta de estrutura nas escolas, de profissionais qualificados e até mesmo a reforma do ensino médio. Ampliar métodos que incentivem o letramento é importante para que o analfabetismo funcional seja superado. Para isso, é inquestionável a importância do trabalho conjunto entre pais e professores.

De acordo com dados que constam no Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 16,6% dos brasileiros são analfabetos funcionais.  A meta do PNE é reduzir este número para 9 e buscar elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até o final da vigência do plano (2024), eliminando, assim, o analfabetismo e reduzindo em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Apesar de no Brasil 83,4% da população não seja considerada analfabeta funcional, os números ainda são elevados e preocupantes. “Devemos salientar que muitos dessas pessoas que estão classificadas como analfabetos funcionais nem sabem do que se trata e, muito menos, que se enquadram neste perfil porque sabem ler e escrever, porém muitos não sabem que têm dificuldade de interpretar um texto”, comenta a pedagoga Sara Silveira.

A profissional ainda ressalta que, primeiramente, devem haver mudanças no ensino para identificar precocemente esse problema, visto que uma série de fatores podem levar uma pessoa a se tornar um analfabeto funcional. “A falta de acesso a informações, de infraestrutura boa nas escolas, bibliotecas até mesmo a atividades extracurriculares. A inexistência de todos estes fatores influencia negativamente no aprendizado do aluno”, acrescenta.

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Vanessa Casaes – Ascom Educa Mais Brasil

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