Pneus dentro da SLU vira focos de dengue no Gama

img

Os moradores do Setor Norte do Gama reclamam que entulhos de pneus dentro da área do SLU da cidade estão servindo de criadouro para o mosquito da dengue. Segundo eles, o GDF vem dado as costas para o caso. Reclamam das campanhas de conscientização contra a dengue realizadas pelo governo, mas que na prática tem feito o contrário, permitindo o descarte de pneus em locais não adequados, degradando o Meio Ambiente e trazendo grave risco para população com a proliferação do mosquito da dengue.

A Administração Regional do Gama e a Secretaria de Saúde chegaram a promover no dia 26 de fevereiro, uma ação de mobilização contra a dengue. O evento foi criado para alertar a população sobre os riscos e de como eliminar o foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. No entanto, não fiscalizam as áreas mais propensas ao acúmulo de lixo e possíveis criadouros do mosquito.

imgSegundo informações da ouvidoria da SLU – Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, a empresa recolhe os pneus das ruas e os leva para galpões espalhados em diferentes cidades, onde ficam até que os caminhões da Associação Nacional da Indústria Pneumática (Anip) os recolham.

O maior problema, no entanto, é o tempo em que ficam expostos pegando sol e chuva, sem um local apropriado até o seu recolhimento, que pode durar meses, e virando criadouro para o mosquito da dengue.

Quem joga pneu em área irregular está sujeito a multa, que varia entre R$ 140 e R$ 9 mil, dependendo da quantidade e do local. Mas, a falta de fiscalização acaba tornando sem efeito a lei, deixando impunes os que sujam a cidade.

É necessário que nesse período de chuvas, alternadas com dias ensolarados, a população fique atenta. Esta é a época em que o mosquito da Dengue se prolifera, infectando a população na área de abrangência que desenvolve o foco.

Fique de olho aos principais sintomas da Dengue que são: febre alta -com início súbito – forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora quando movimentados, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações.

O teste para diagnosticar a doença é realizado no posto. Quando tiver suspeita de dengue, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para realizar os testes. Não é necessário ir a um hospital para realizar o exame.

SERVIÇO

Você tem um pneu velho em casa? Ligue para 3213-0153 que o SLU recolhe

Da redação Gama Cidadão

Após denuncia recebida e confirmada pelo Gama Cidadão, o DFTV 1ª Edição, da TV Globo veio ao Gama para televisionar o fato.

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios