fbpx
25 de julho de 2021

Por uma gestão pública mais eficiente

       Na tarde desta terça-feira (19) foi lançada oficialmente, no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal, a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, que é formada por mais de 240 deputados federais e senadores de quase todos os partidos políticos do Congresso Nacional.
       Com discursos em defesa de uma melhor destinação do dinheiro público e maiores cobranças de fiscalização, os parlamentares mostraram que a iniciativa principal da Frente é criar um novo marco na administração pública brasileira. A partir disso, propor um novo modelo de gestão pública no país, colocando a sociedade em primeiro lugar.
       Presidente da Frente Parlamentar, o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB-DF), prometeu levar aos poderes a visão do cidadão em relação aos serviços públicos prestados pelo governo. “O principal consumidor da gestão pública está frustrado com a ineficiência de algumas áreas como saúde, transporte, educação, entre outros. O Legislativo tem sido omisso nos últimos anos em relação a esse tema. Agora pretendemos otimizar tudo isso”, afirmou.
       O senador Aécio Neves (PSDB-MG, 1º Vice-Presidente) mostrou bastante empolgação com a criação da Frente Parlamentar. “Nesses 18 meses dessa legislatura não aconteceu nada tão importante no Congresso Nacional quanto essa reunião que aqui hoje ocorre, pois não há nada mais urgente na agenda do Brasil moderno do termos sim uma agenda clara e objetiva de gestão pública de qualidade”, elogiou o Aécio.
       Entre as autoridades presentes no evento, além de Pitiman e Aécio, destaque para os presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Aires Brito, e do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) Jorge Hage Sobrinho, o coordenador da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República (CGDC), Jorge Guerdau e do senador Vaudir Raupp (PMDB-RO, 3º Vice-Presidente da Frente).
       A Frente Parlamentar de Gestão pública conta ainda com 11 coordenações setoriais nacionais, responsáveis por planejar estratégias que permitam o avanço da gestão em áreas como Profissionalização e Meritrocacia; Inovação e Tecnologia, Reforma de Estado; Assuntos Federativos; Saúde; Educação; Segurança, Obras; Transporte, Fiscalização e Controle; e Gestão Tributária e Fiscal. Cada uma delas será coordenada por um especialista na área.
Também foram criadas representações estaduais, que atuarão nas 27 unidades da Federação. Cada representante terá a tarefa de levar os debates sobre o tema aos seus estados por meio de seminários, audiências e palestras nas câmaras legislativas, prefeituras e tribunais regionais a fim de aprimorar a participação da sociedade civil no aperfeiçoamento das políticas públicas do país.

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

View all posts by Israel Carvalho →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial