DestaqueEspaço CulturalNotíciasNotícias do GamaSaudade minha cidade

Posse dos Acadêmicos Titulares marca o início da Academia Gamense de Letras

A literatura local ganhou mais um ponto de encontro e debate sobre as obras literárias criadas e lançadas no Gama.

A Academia Gamense de Letras foi criada recentemente como um novo espaço de encontro e debate para escritores locais no Gama, com o objetivo de fortalecer a identidade literária local através da leitura. A cerimônia de posse dos 23 membros fundadores da academia ocorreu em dezembro de 2022, sendo presidida por Manoel Messias Evaristo Pretto e com a vice-presidência de Arlene Muniz de Matos.

A academia tem como princípios a valorização da língua portuguesa e o incentivo à leitura, com três pilares norteadores: democracia, crescimento coletivo e combate à desigualdade social, e a promoção da leitura como ferramenta de melhoria da qualidade de vida e consolidação da democracia. A academia também buscará promover projetos, concursos, palestras, seminários e cursos em parceria com instituições públicas e privadas, com o intuito de aproximar as classes menos favorecidas das obras literárias dos escritores locais e regionais.

Membros efetivos fundadores e suas respectivas cadeiras – 2022

A primeira lista de membros inclui: a jornalista Renata Nandes – cadeira 23; a historiadora Ainê Pena – cadeira 12; a professora Zenilda Vilarins – cadeira 20; o professor Jairo Mendonça – cadeira 18; a professora Carla Geórgia – cadeira 15; a vice-presidente professora Arlene Muniz – cadeira 02; a conselheira fiscal professora Gil Bhras – cadeira 09; a diretora de projetos e parcerias, a doutora ambientalista Eliene Matos – cadeira 07; a diretora de cultura, a professora Sara Tavares – cadeira 05; a diretora de administração, a professora Alice de Sousa – cadeira 06; a psicóloga Reni Muniz – cadeira 19; a psicóloga Leopoldina – cadeira 22; e o professor José Wrigell – cadeira 16.

A segunda lista inclui: o policial militar Jonas Passos – cadeira 21; o advogado Beltides Rocha – cadeira 13; o professor Jair Francelino – cadeira 11; o ativista cultural Dedé Garcia Caiano – cadeira 14; o presidente técnico em administração pública da SEDF, Manoel Messias Evaristo Pretto – cadeira 01; o presidente do conselho fiscal, o professor Silas Cunha – cadeira 08; o professor Jonas Pessoa – cadeira 10; o diretor financeiro, o bacharel em direito Goári Poeta Gravador – cadeira 03; o diretor de comunicação, o professor Gilmar Batista – cadeira 04; e o professor Laercio Nicolau – cadeira 17.

O comunicado foi feito durante a programação cultural em homenagem ao aniversário da cidade, durante a Feira de Artesanato e Cultura do Gama – FEARTEGAMA em outubro de 2022. A cobertura do evento foi feita pelo Portal Inclusivo Gama Cidadão. Assista ao vídeo!

A citação de Manoel Messias Evaristo Lima encerra o comunicado:

“Temos que nos armarmos de livros para nos livrarmos de armas”.

Galeria de fotos, no Instagram do Gama Cidadão!

Faccebook  da Academia Gamense de Letras (AGL)! 

Informações para contato telefone: 61 – 996110428

 

 

 

 

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados