Prouni libera consulta das vagas que serão disponibilizadas no primeiro semestre

0

O Programa Universidade para Todos (Prouni) liberou a consulta de vagas referentes ao primeiro semestre de 2022. Neste ano, o número de bolsas de estudo oferecidas pelo programa será 273.001, sendo 181.036 para bolsas integrais e 91.965 parciais (que cobrem metade da mensalidade do curso), contemplando 19.584 cursos de graduação, em 1.085 instituições participantes. A consulta pode ser feita no site do programa.

A consulta das vagas pode ser feita filtrando por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Conforme o edital, as inscrições para o Prouni 2022.1 poderão ser feitas entre os dias 22 e 25 de fevereiro

Para concorrer às bolsas integrais do Prouni o candidato precisa comprovar ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além do critério de renda, para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais atual e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas objetivas e não ter zerado a redação.

O estudante interessado em uma das vagas pelo Prouni deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Em dezembro de 2021 foi liberada a candidatura para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, mesmo sem bolsa de estudos, desde que se encaixem nos critérios de renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. No entanto, tal mudança só será válida a partir da seleção do Prouni 2022.2.

Cronograma

– Inscrições: 22 a 25 de fevereiro.

– Resultado dos pré-selecionados: 1ª chamada – 2 de março; 2ª chamada – 21 de março.

 – Comprovação das informações da inscrição: 1ª chamada – 3 a 14 de março; 2ª chamada – 21 a 29 de março.

 – Lista de espera: 4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar); 7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera); 8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

SEM COMENTÁRIO