Agenda Cultural e ConvitesDestaque (Slide Show)NotíciasPessoas com deficiênciaPolítica

Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania promove segunda edição do “Dia D” para contratar pessoas com deficiência

Processo seletivo para contratação de pessoas com deficiência acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, na Estação da Cidadania do Metrô (112 Sul), de 8 às 17 horas.

A ação, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), através da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, é conhecida como “Dia D da Pessoa com Deficiência” e teve sua primeira edição realizada com sucesso em março deste ano.

Segundo o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, a grande procura para participar do processo seletivo na primeira edição mostrou a carência de ofertas de vagas para as pessoas com deficiência. De acordo com ele, “é importante sensibilizar e cobrar das empresas a obrigatoriedade da contratação dessas pessoas, dando cumprimento à lei que exige até 5% da empregabilidade para este segmento”, defendeu.

O subsecretário de Direitos Humanos, Juvenal Araújo, acrescenta que na primeira edição foram oferecidas cerca de 200 vagas em 30 empresas do Distrito Federal. “Agora, a oferta de vagas é ainda maior. É importante as pessoas com deficiência se programarem para participar de mais essa ação da Sejus, que vai beneficia-las abrindo as portas do mercado de trabalho”, disse.

Avaliação – É importante ressaltar que para participar da seleção, o candidato deve se dirigir a Agência do Trabalhador da Estação do Metrô da 112 Sul onde passará por uma avaliação do seu perfil. Caso o perfil se encaixe dentro de alguma vaga oferecida ele, então, receberá a carta de encaminhamento.

No dia do evento, ele deve levar a carta de encaminhamento, juntamente com cópias do currículo e, recomenda- se que leve também o laudo médico atualizado.

Serão oferecidas 300 vagas nas seguintes áreas: operador de telemarketing, auxiliar de manutenção, auxiliar de limpeza, empacotador, frentista, programador de Java/PHP, recepcionista, copeira, consultor de vendas, enfermeiro, motorista, auxiliar de produção, operador de loja, técnico de suporte entre outras.

Inclusão – Com a ação a Sejus espera contribuir para a ampliação do número dessas pessoas no mercado formal de trabalho e incentivar a o cumprimento da Lei 8213/91, que estabelece a reserva legal de vagas nas empresas para contratação de pessoas com deficiência.

A 2ª edição do ”Dia D da Pessoa com Deficiência” conta com o apoio dos seguintes órgãos do Distrito Federal: Ministério Público do Trabalho, Secretaria do Trabalho e do Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Informou Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – 20/09/2019

Tags

Artigos relacionados

Fechar