16 de outubro de 2021
Sendo um grande sucesso, Projeto Grooveonline segue promovendo oficinas musicais em escolas do DF

Sendo um grande sucesso, Projeto Grooveonline segue promovendo oficinas musicais em escolas do DF

O músico e baterista Lucas Gonçalves iniciou, na segunda-feira (13), seu projeto de Oficinas de Musicalização. A primeira edição aconteceu no Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte do Gama (CEF-Pan).

Na tarde de segunda-feira alunos e professores CEF-Pan puderam participar de oficinas, apresentações musicais e um debate sobre musicalidade e Internet. Foram momentos de muita alegria, abrilhantados com apresentações musicais do músico Lucas Gonçalves e sua banda. Os presentes puderam ouvir clássicos da música contemporânea. Na ocasião tivemos a participação especial do The Voice Denilson Bastos que esteve tocando junto com a banda Grooveonline.

Banda Grooveonline durante apresentação no CEF-Pan

O projeto Grooveonline tem como objetivo incentivar o jovem e o adolescente a se envolver com a música e desenvolver habilidades que poderão usar em qualquer área da vida, também a conscientização do uso da internet para aplicar o uso das suas habilidades e mostrar os caminhos que eles têm para isso.

Os presentes aproveitaram a oportunidade para adquirirem mais conhecimentos sobre musicalidade.

Alunos do CEF-Pan participando de uma oficina

O músico Lucas Gonçalves:

Filho de Brasília, Lucas Gonçalves, sempre teve contato direto com a música através dos eventos promovidos pelo seu pai. Ficava em cima do palco acompanhando grandes nomes e bandas do cenário nacional, enquanto se apresentavam. O músico teve sua inicialização musical, oficialmente, aos 7 anos de idade. Começando com bateria na igreja. Aos 13 anos já acompanhava artistas da região e foi nesse período que Lucas tirou sua carteira de músico pela OMB (Ordem dos Músicos do Brasil). E a partir disso começou a dar aulas, onde descobriu que essa é a sua vocação, viver de música. Dos 17 aos 21 Lucas deu cursos práticos em algumas escolas da região. Aos 18 foi o 2º lugar em um concurso nacional de bateras, o que abriu grandes portas para ele.

Atualmente, Lucas, possui canal no YouTube e promove palestras sobre musicalidade. Suas redes possuem mais de 27 milhões de visualizações no YouTube, cujo canal possui 287 mil inscritos. Sua conta no Instagram tem, atualmente, 60 mil seguidores. O baterista possui vasta experiência no desenvolvimento da temática musical para o público infanto juvenil. Ele é autor do livro: “7 passos para ser um músico bem sucedido nas redes sociais.”


Agora, Lucas Gonçalves, iniciou seu novo projeto de oficinas de musicalização em escolas..

Saiba mais sobre o projeto:

O projeto consiste em oficinas de musicalização. No total estão sendo ofertados 30 oficinas, com 3 horas de duração, cada. 90 horas de oficinas rítmicas, que estão divididas em 3 oficinas de 3 horas por cada escola.

Está sendo realizado, palestras com a temática: “Música e Internet”, onde ocorrerão 10 encontros com 1 hora de duração, cada. A temática abordada é o impacto que a música e a internet têm no meio social do jovem e adolescente.

As atividades nas escolas obedecem a seguinte sequência de ações:

  • Atividades em pátio / Auditório das escolas
  • Encontro musical com a participação de banda para a sensibilização e abertura das atividades
  • Palestra com a participação de convidados

Já as atividades realizadas em salas ou espaços para vivenciais em grupo, obedecem a seguinte sequência de ações:

  • – Oficinas de música
  • Oficina de musicalização – teoria e prática
  • Oficina de musicalização – prática de conjunto

Durante a realização do projeto, palestras e oficinas, estão sendo produzidos vídeos para Youtube e demais Redes Sociais com o Tema: “Projeto Grooveonline – Música e Internet”. O material está dividido em seis capítulos:

  1.   Influência da música na vida do jovem
  2.   Como desenvolver a parte motora e cognitiva através da música
  3.   O processo de aprendizagem acelerada
  4.   Realidade da internet na vida do jovem
  5.   Como a internet pode ajudar ou atrapalhar a sua vida
  6.   Como é trabalhar com música e internet

O Projeto Gooveonline está sendo possível graças ao apoio da Deputada Federal, Paula Belmonte (Cidadania – DF). A deputada determinou recursos, através de emenda parlamentar, para a execução do projeto. Ele será realizado atrvés da associação CRESCE-DF, com apoio da FUNARTE, Ministério do Turismo e Governo Federal. Tendo como produtor executivo o produtor de eventos Geraldinho Gonçalves.

A próxima escola que receberá o projeto será o Centro de Ensino Fundamental 03, localizado no Gama Leste. O evento será no período da manhã e será das 08 às 10 horas.

O projeto Grooveonline contempla, ao todo, 10 escolas neste primeiro momento. Começou pelo Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte (CEF-Pan) e seguirá pelas escolas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. Confira as datas:

Saiba mais sobre o trabalho do baterista Lucas Gonçalves:

YouTube: YouTube.com/Grooveonline
Instagram: Instagram.com/lucasgrooveonline

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: acessoriagrooveonline@gmail.com

Lucas Lieggio

Editor Jornalista nº. DRT nº 8259 - DF, Multimídia e Social Media.

View all posts by Lucas Lieggio →