EducaçãoNotícias

Seu diploma superior é reconhecido pelo MEC? Saiba como verificar

A consulta é gratuita pelo no site do MEC.

Já pensou, depois de concluir a formação e desempenhar a profissão escolhida, receber a notícia que seu diploma é falso? Foi o que aconteceu com o educador Wemerson Nogueira, acusado de falsificação de documento após ter apresentado um diploma falso em uma seleção de professores. Ele, que foi reconhecido com Prêmio Educador Nota 10, em 2016, não acreditava que estava vivenciando esse momento constrangedor. Na ocasião, o mesmo alegou ter sido enganado pela faculdade responsável pela emissão do diploma.

Assim como a história de Wemerson, milhares de pessoas acreditam que estão investindo em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, no final, descobrem que seu diploma não é válido. Isso acontece, principalmente, com estudantes sem muita condição financeira para arcar com as mensalidades de uma faculdade. Motivados pelo sonho de ingressar em uma graduação, acabam buscando pelas “melhores” ofertas sem se preocupar em pesquisar as referências da instituição de ensino. A preocupação deve ser maior na modalidade do ensino à distância, quando o aluno tem pouco contato com professores e instalações físicas da faculdade.

A dica importante é ficar atento quanto a instituição que oferta o curso, seja ele a distância ou presencial. Ao conferir o aval do MEC, o estudante tem a garantia que o diploma terá valor em todo o território nacional. Além disso, é possível prestar qualquer concurso público que exija nível superior. Indispensável a sua atenção à alguns detalhes que podem facilitar a análise sobre a credibilidade da instituição de ensino. E também duvidar de mensalidades muito abaixo do mercado e cursos com curta duração que prometem diploma.

Se você já tem um diploma superior ou deseja realizar a matrícula em uma instituição, vale verificar se a instituição é reconhecida pelo MEC. Através do site do e-Mec, disponível em http://emec.mec.gov.br/, é possível consultar gratuitamente, ao clicar na aba de “consulta avançada” e em seguida na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Tags

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar