Escolas do Gama participam de projeto de grafitagem

0

A Administração Regional do Gama, em parceria com a Coordenação Regional de Ensino, lançou nesta quinta-feira (25/04), no Centro de Ensino Médio nº 2 do Gama, o projeto Expoesia, pelo qual dez escolas da cidade terão seus muros grafitados com desenhos e frases em homenagem aos artistas locais da região administrativa. 
 
O administrador do Gama, Márcio Palhares, acredita que a iniciativa ajuda a afastar os jovens da marginalidade. “O projeto surgiu em meio a necessidade de evitar a pichação nas escolas, deixar os muros mais bonitos e também desenvolver na comunidade escolar o sentimento de trilhar o caminho do bem”, afirma.  
 
As escolas foram selecionadas por meio de critérios como índice de pichação e de alunos que necessitem de resgate social e educativo, degradação da estrutura física, elevados números de repetência e evasão escolar. O objetivo é promover a arte como instrumento para conscientizar os jovens e construir a cidadania com a transformação dos muros das escolas em grandes painéis lúdicos e educativos.
 
O aluno do Centro de Ensino Médio nº 01, Jonhathan David, conta que há quatro anos deixou a pichação e  passou a ver na arte do grafite um meio de aproximação da juventude com a sociedade. “Eu encontrei no grafite um meio de expressar os pensamentos de uma forma diferente. É uma oportunidade de levar a arte alternativa para dentro das escolas e influenciar as pessoas positivamente”, declarou.
 
Nas dez instituições de ensino selecionadas haverá oficinas de artes com os alunos que escolherão as frases e desenhos a serem grafitados. O Expoesia também pretende enaltecer os valores da arte e da poesia, elevar os conhecimentos relevantes à execução de grafite, e, com tudo isso, inibir o crime de pichação.
 
A cerimônia de lançamento do projeto contou com apresentações dos alunos da rede de ensino do Gama, hip hop, com a Tribo do Guetto e Dj Brother, declamação de poesias com Dedé Caianno da Banca de Poetas, Paulinho D’Olinda e Compadre Anselmo.

Fonte: Administração do Gama

Veja as fotos do Israel Ribeiro Clique Aqui!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA