Destaque (Slide Show)EducaçãoNotícias

Confira o calendário e os prazos do Fies 2019.1

Financiamento estudantil exige a nota do Enem em todas as modalidades

O edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 foi publicado nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial da União. A inscrição deve ser feita entre os dias 5 e 12 de fevereiro, até às 23h59 do horário de Brasília, exclusivamente via internet. As regras também são válidas para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O resultado deve ser divulgado em 18 de fevereiro.

O primeiro passo da inscrição no Fies é feito durante a pesquisa de vagas, quando o candidato deve indicar o grupo de preferência (estado, município e nome do curso). O sistema exibirá todas as possibilidades cadastradas e, neste momento, deve ser cadastrada a primeira opção. Em seguida, será possível cadastrar mais duas opções por ordem de prioridade.

A classificação dos candidatos seguirá a ordem decrescente da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ter chance de convocação, é preciso ter no mínimo 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Não serão aceitas notas do Enem anteriores à edição 2010. Após a divulgação do resultado em chamada única, apenas a modalidade Fies prevê a lista de espera. Neste caso, os pré-selecionados serão convocados entre 20 de fevereiro e 31 de março de 2019.

Saiba mais: quem pode se inscrever no Fies

P-Fies

Exclusivamente no caso do P-Fies, a pré-seleção do candidato fica condicionada também à aprovação dos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC). O edital pontua que as melhores condições de financiamento estudantil serão garantidas aos candidatos pré-selecionados que se apresentem primeiro nas comissões as instituições de ensino.

Será necessário ainda validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e ter a documentação aprovada pelos agentes financeiros.

Agência Educa Mais Brasil

Tags

Artigos relacionados

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: