Empregos & ConcursosNotíciasPessoas com deficiência

Emprego ou Benefício para pessoas com deficiência?

Conheça a regra

O mercado de trabalho, mesmo que com passos curtos, tem notado a importância de incluir pessoas com deficiência (PcD). As organizações, que antes contratavam apenas para cumprir a lei de cotas, começam a perceber que não se trata de meros trâmites legais, mas sim de questões ligadas à cidadania, diversidade e responsabilidade social.

As pessoas com deficiência que comprovem ter renda per capita inferior a 1/4 de um salário mínimo têm direito a receber o Benefício de Assistência Social, no valor de um salário mínimo mensal. Muitas pessoas com deficiência não pensam em buscar novas oportunidades profissionais, pois acreditam que ao entrar no mercado de trabalho perdem direito ao benefício, mas não é bem assim.

O direito é disponibilizado, sim, de acordo com a renda da família, mas se mesmo com o trabalho a família não atingir a renda per capita de até 1/4 de salário mínimo, o benefício será mantido. Além disso, caso o PcD ultrapasse a renda e pare de receber o benefício, para voltar a tê-lo é fácil, basta fazer o requerimento ao INSS após a saída do emprego.

É importante deixar claro que o Benefício de Assistência Social é uma lei, portanto desde que esteja dentro das regras ele pode ser disponibilizado sempre que necessário para a pessoa com deficiência.

Um trabalho não é apenas uma forma de obter renda, mas muitas pessoas o enxergam como uma opção para contribuir positivamente para um futuro melhor e confortável. É uma das melhores maneiras de buscar condições socioeconômicas melhores, uma vez que o profissional pode encontrar vagas que remuneram bem e superam e,muito, o valor do benefício.

A Catho, site de empregos líder do país, pode ajudar esses profissionais, pois liberou o uso gratuito de sua plataforma para Pessoas com Deficiência (PcD). Agora, profissionais PcD poderão usar os recursos do site para buscar oportunidades de trabalho. Confira aqui.

Está em busca de um novo emprego?

Você sabia que a Catho é gratuita para pessoas com deficiência e reabilitadas pelo INSS?

Todos os profissionais abrangidos pela Lei de Cotas assinam a Catho sem pagar nada. Para garantir seu acesso grátis, você só precisa:

– preencher o formulário de cadastro no site: catho.com.br/pcd
– se identificar como um profissional com deficiência
– anexar o laudo que caracteriza a deficiência ou o certificado de reabilitação no INSS

Após validação da nossa equipe, o seu acesso fica disponível para as mais de 4 mil vagas anunciadas diariamente no site.

Use e espalhe esse benefício para seus amigos, ajude a promover a inclusão.

Cadastre-se gratuitamente na Catho!

Atendimento presencial para Pessoas com Deficiência no DF

A Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência (PROMODEF), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMIDH), faz, em média, 7,8 mil atendimentos mensais. O banco de currículos é um dos serviços mais procurados. Só nos três primeiros meses do ano, a PROMODEF encaminhou ao mercado de trabalho 1.096 currículos de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que 190 delas foram contratadas pelas empresas.

O Balcão de Empregos localizado na estação do Metrô da 112 Sul, tem por objetivo encaminhar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Atualmente temos um banco de perfis expressivo de pessoas com deficiência e contamos com a parceria de 15 empresas que nos procuram mensalmente.

Para o candidato concorrer as vagas disponíveis é necessário encaminhar currículo e laudo médico para o e-mail: geat.promodef@gmail.com ou trazer no atendimento presencial na Estação 112 Sul de segunda a sexta-feira no horário 8h às 17h.

Informações : 3346.8402

Aplicativo ajuda a encontrar vagas para PCD

O App BySelfies mostra a localização de todas as vagas reservadas a pessoas com deficiência no DF. Baixe o App BySelfies para visualizar a vaga. São mais de 400 vagas disponível em Brasília e entorno do DF.

Informou Catho/Promodef com adaptações – 18/12/2018

Tags

Artigos relacionados

Fechar