EducaçãoNotícias

Fies: estudantes têm até hoje para solicitar financiamento

Inscrições acontecem até às 23h59; até três cursos podem ser escolhidos

Estudantes interessados em fazer a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2018.2) têm até às 23h59 desta terça-feira, 24 de julho, para realizar o procedimento. Inicialmente fixado em 23 de julho (ontem), o prazo foi prorrogado para hoje após falhas apresentadas no sistema, que geraram a oferta de vagas inexistentes. Os estudantes que já haviam se inscrito estão sendo contatados para que possam refazer o procedimento.

Mais de 155 mil vagas são oferecidas nesta edição, que viabiliza o início do ensino superior no segundo semestre deste ano. É preciso que o estudante acesse o site fiesselecaoaluno.mec.br e escolha até três opções de curso. Apenas estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de podem participar. É requisito ter obtido no mínimo 450 pontos nas avaliações e nota acima de zero na redação.

Após acessar o sistema, a inscrição do Fies 2018 é realizada com a disponibilização dos dados pessoais. É preciso também responder ao questionário socioeconômico e fornecer dados sobre grupo familiar. A escolha do curso é feita no Grupo de Preferência, onde são selecionados o estado, município e até a instituição de ensino em caso de preferência, além do curso desejado.

Em seguida, o estudante será redirecionado para a página de acompanhamento, o que sinaliza a confirmação da inscrição. Durante o período é possível alterar a escolha feita no grupo de preferência.

Prorrogadas as inscrições, o prazo para resultado também foi alterado. No dia 30 de julho deve ser anunciado o resultado Fies 2018. Em caso de aprovação do financiamento, será necessário comprovar a renda por meio da documentação exigida. De 30 de julho a 3 de agosto será necessário complementar as informações.

Novo Fies

Atualmente, existe mais de uma modalidade do Fies: Juros Zero, para estudantes que têm renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos. O financiamento tem percentual mínimo de 50% e teto de R$ 42 mil por semestre (até R$ 7 mil por mês); e P-Fies, para candidatos com renda mensal de até cinco salários mínimos. O financiamento é feito por meio de recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e também de instituições financeiras.

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil

Tags

Artigos relacionados

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: