Dedé


(Foto Ascom Gama)

A Administração Regional do Gama lançou nesta sexta-feira (08) uma campanha para arrecadação de gibis no Gama, na Biblioteca Pública da cidade, como parte da 3ª edição do “Circuito Cultural Itinerante”- projeto que incentiva a cultura e leva arte a todos os cantos da cidade. Mais de cem crianças participaram da atividade. 

“O objetivo é proporcionar cultura e entretenimento, aproveitando a ocasião para estreitar a relação do governo com a população. Além de oportunizar a construção de um arquivo de gibis que beneficiará a própria comunidade”, afirmou o administrador do Gama, Márcio Palhares.

Durante o lançamento da campanha, houve apresentação de teatro de bonecos com a companhia Mendigos de Gravata, poesia com Walter Sarça, repente com a dupla Roque José e Terezinha e música com o DJ Roger, DJ Brother e Cleyson Batah. Também participaram o caricaturista Juarez Leite, poeta Cumpadi Anselmo e o artista plástico Mario Salluz.

“O alvo do projeto é chamar atenção daquele que ainda não é leitor, que está dando os primeiros passos e iniciando a leitura por meio do gibi”, declarou o ator e coordenador da Banca de Poetas – Teatro Literário, José Garcia Caianno – Dedé.

Na ocasião, o público também pode levar livros lidos e trocá-los por outro na Banca de Poetas qual foi o ponto alto das atividades mantendo sua meta principal que é a troca de livros e promover oficinas, tudo como parte das ações do seu teatro literário. As, Pessoas ficaram encantadas com a possibilidade de levar livros para casa, sem mesmo ter trazido o que seria objeto principal da troca, ou seja o livro. Porém O ator José Garcia Caianno fez questão de frisar que o motivo de sua instalação é justamente estabelecer uma relação de confiança com o leitor as pessoas, escolheram os livros e disseram que iriam em casa buscar o elemento final ou seja os livros. Caianno insistiu para que levassem e trouxessem quando quisessem. O que chamou a atenção dos leitores – nunca vi isso – disse o rapaz, emocionando o ser Manoel Messias gerente de cultura.

Os jovens levaram para casa nada mais nada menos, do que Um Don Quixote de Miguel de Cervantes e um Mario Quintana. Tudo primando pelo principio “ livros trocados não doem” vários artistas estiveram presentes entres Marcos Derru da banda dona Cecília, Roger da mesma banda  entre outros como o Cineasta Valter Sarça e A gestora de políticas sociais, Diene Ferreira. 

Na ocasião o artista Juarez Leite fez a diferença, desconstruindo o conceito de beleza do padrão global. O artista é referencia na cidade com cartunista. O Dj Brother, também levou um livro para casa. 

O evento contou com o apoio do Governo do Distrito Federal, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Coordenação Regional de Ensino do Gama, Gerência do Sistema de Bibliotecas, SESC Gama, Instituto Pipoquinha e Escola Ângela Clara.


Campanha de Arrecadação de Gibis

As doações ainda podem ser feitas na sede da Administração Regional ou na Biblioteca do Gama, no horário comercial. Os gibis vão compor a “Gibiteca”, um arquivo que será implantado nas novas instalações da Biblioteca da cidade, que irá para um local mais amplo e com melhores instalações para receber a comunidade gamense.

Da Redação Por Israel Carvalho – atualizado

Fonte: Ascom Gama


Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial