GDF: Pediatria do Gama funcionará apenas de sábado a terça

Atendimento será feito por três médicos em cada período, informou Saúde.

hrg

Em abril, GDF fechou pediatria do Hospital Regional de Santa Maria.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta sexta-feira (9) que a pediatria do Hospital Regional do Gama funcionará provisoriamente de sábado a terça-feira. Nos outros dias, os pacientes serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Regional de Ceilândia (HRC)…

Segundo a pasta, a medida veio após a demanda excessiva de atendimento no hospital. A secretaria informou que, entre sábado e terça, as consultas serão feitas por três pediatras em cada período. Para a secretaria, a alteração vai melhorar o atendimento à população. Os serviços de internação pediátrica e neonatal continuarão funcionando normalmente. Um pediatra fará o atendimento dos casos mais graves entre quarta e sexta-feira.

A secretaria informou que a concentração de atendimento em quatro dias fará com que o hospital consiga manter uma escala mínima de três médicos por período do dia. Atualmente, segundo a Saúde, a pediatria do Gama atende aproximadamente 300 crianças por dia entre sábado e terça-feira. De quarta a sexta, são cerca de 150 atendimentos diários.

Em abril, o governo do Distrito Federal decidiu fechar por tempo indeterminado a pediatria do Hospital Regional de Santa Maria. A medida foi tomada após reclamações por falta de profissionais. Os sete médicos da especialidade que estavam lotados na unidade de saúde passaram a atender no Gama. A expectativa da pasta é de reabrir a pediatria de Santa Maria até o fim de maio.

De acordo com o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt, a escala com os pediatras será reforçada nos próximos dias e a situação na região deve ser normalizada em até 15 dias. Ele afirmou ainda que a secretaria tem contratado profissionais temporários para pediatrias e que o concurso público que prevê mais vagas para a especialidade foi autorizado pela Secretaria de Planejamento.

Bittencout disse que, atualmente, o DF conta com 722 pediatras na rede pública, entre efetivos e temporários. Ele afirmou que para o atendimento ser normalizado em todos os hospitais, o número deve girar em torno de mil profissionais da área. Segundo o subsecretário, pediatria é a especialidade com a maior demanda na rede pública de saúde.

A secretaria disse que o atendimento nas pediatrias do DF tem aumentado desde o início do ano devido a mudança de clima. Em função disso, segundo a pasta, 33 leitos do Hospital de Santa Maria serão reativados e 34 leitos serão abertos no Hospital de Taguatinga (HRT) para internações.

Fonte: Portal G1 DF – 10/05/2014 – – 00:43:43
Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios