fbpx
24 de julho de 2021
GDF lança programa de inclusão digital nesta quarta (14)

No Dia Internacional do Lixo Eletrônico, GDF lança programa Reciclotech no Gama

Caixas para recolhimento de eletrônicos serão espalhadas pelo DF. O Reciclotech foca na gestão inteligente de resíduos eletrônicos e, ainda, capacita jovens para a tecnologia.

O programa Reciclotech da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti),  foi lançado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, na manhã desta quarta-feira (14). O evento de lançamento ocorreu na Sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria Gama.

O programa Reciclotech visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – o programa atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos.

Reciclotech atua na proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto e coleta seletiva e, ainda, da capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltados à tecnologia. “O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente”, afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.

Reciclotech segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que define a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social ao investir na coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Uma vez restituído, esse material pode ser reaproveitado em diversos ciclos produtivos ou ganhar outra destinação ambientalmente adequada. O DF atualmente é a única capital da Federação com programa ativo de logística reversa e Economia circular.

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secti, trabalha para ampliar a inclusão digital e democratizar o acesso às tecnologias da informação para a população. Neste intuito, estão sendo realizadas ações itinerantes de coleta de lixo eletrônico em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

Reciclotech Drive-Thru irá recolher materiais sem uso. Itens como computadores, monitores e aparelhos celulares e todo tipo de eletroeletrônico, serão reciclados e doados a escolas, bibliotecas e suprir o déficit daqueles alunos que não tem como acessar os conteúdos de educação on-line que o governo tem disponibilizado.

Acesse: www.secti.df.gov.br e saiba onde encontrar um ponto de descarte ou onde estarão as unidades móveis do Reciclotech.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Caixas para recolhimento de eletrônicos serão espalhadas pelo DF
Secretário de Ciência, Tecnologia, Gilvan Máximo, e o vice-governador Paco Britto e a administradora do Gama, Joseane Feitosa
Deputado federal Julio Cesar e o deputado distrital Martins Machado e a equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.
A secretária Nacional de Juventude, Emilly Coelho, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, e o robô da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e o Deputado federal Julio Cesar.
Liderança do Gama, Cirene Silveira, recebendo um abraço do robô da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

*Com informações da Secti com adaptações – 14/10/2020 

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

View all posts by Israel Carvalho →
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial