Destaque (Slide Show)EducaçãoNotícias do Gama

Inauguração do Espaço Vida no CEF 15 do Gama no Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Suicídio

Está semana começou nas unidades de saúde do Distrito Federal, a programação dos eventos relacionados ao “Dia D” do Setembro Amarelo, mês da valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Os eventos nas regiões de saúde do DF incluem palestras, workshops, desfiles e oficinas.

A inauguração do Espaço Vida aconteceu em comemoração ao dia mundial de prevenção e combate ao suicídio no Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama (CEF 15), que fica localizado no Setor Sul da cidade, nesta terça-feira dia (10/09). Este dia é comemorado em 10 de setembro e faz alusão ao setembro amarelo

O evento contou com a presença de várias autoridades e personalidades do DF entre eles Gustavo Aires (secretário das cidades), o administrador do Gama Sr. José Elias, o delegado Wellington Barros que é titular da 14ª DP, o deputado federal Julio Cesar, o representante do deputado Daniel Donizete, Sr. Ítalo Miranda, entre outros. A comunidade gamense também esteve presente de forma expressiva junto com os alunos e servidores do CEF 15.

Objetivo do evento é de conscientizar as pessoas sobre os sinais e fatores que contribuem para o suicídio, a depressão e a automutilação. Na ocasião o CEF 15 inaugurou o Espaço Vida. Este espaço tem como objetivo promover a cultura de escutar e acolher a comunidade escolar diante do sofrimento psíquico que eles sofrem.

Diretora do Centro de Ensino Fundamental 15, Ana Elen, fala da solenidade “Dia D” do Setembro Amarelo.

Inauguração do Espaço Vida no CEF 15 do Gama

Além da inauguração do Espaço Vida no CEF 15 do Gama, teremos um programação que se estende ao longo da semana em outros locais da região, com oficinas de Práticas Integrativas de Saúde (PIS) no Hospital Regional do Guará (HRGu) (Veja a PIS do Gama); sessão de cinema e palestra no Centro de Valorização da Vida (CVV) no Caps do Riacho Fundo I.

Palestras e exposições continuarão por todo o mês na Região de Saúde Centro-Sul. Confira a programação completa.

Para adolescentes

Já na Região de Saúde Sul, uma ação foi realizada nesta terça-feira (10). Inauguração do Espaço Vida no CEF 15 do Gama, uma iniciativa voltada para os adolescentes Centro de Ensino Fundamental 15 (CEF 15), com idade entre 11 e 16 anos. Houve apresentações teatrais, exposição de trabalhos artísticos e palestras com a equipe de saúde mental da Superintendência da Região de Saúde da Sul. 

No dia 18 de setembro será realizado o I Workshop de Intervenção em Crise, voltado a todos os trabalhadores de saúde da região. Serão realizadas atividades para melhorar o clima organizacional, fortalecendo o relacionamento interpessoal e o cuidado da saúde daqueles que dedicam seu trabalho para cuidar de quem busca as unidades de saúde.

O evento tem o objetivo de fornecer ferramentas para que os servidores da Secretaria de Saúde consigam manejar e atender o paciente em surto ou com que esteja pensando em suicídio, essa ações são feitas de maneira digna, livre de julgamentos e oferecendo suporte e cuidado para que ele supere esse momento delicado.

As atividades do Setembro Amarelo, na Região Sul, tiveram início ainda na quinta-feira (5). Em parceria com a Secretaria da Mulher, o Ônibus da Mulher circulou em unidades básicas de saúde (UBS) do Gama e da Santa Maria para fazer atendimentos e oferecer orientações psicossociais.

Com estrutura de consultórios, o veículo andou por pontos estratégicos, acolhendo a população que precisa de atendimento psicológico, psiquiátrico e social. 

A conselheira tutelar Aninha relatou, como cidadã, um pouco da nossa realidade no Gama. Acompanhe o vídeo:

Veja a galeria de fotos:

Inauguração do Espaço Vida no CEF 15 do Gama no Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Suicídio

Da redação do Gama Cidadão

Tags

Artigos relacionados

Fechar