NotíciasPessoas com deficiênciaPolítica

Dep Iolando se reune com associações e entidades do segmento da Pessoa com Deficiência para discutir o funcionamento da Secretaria

O distrital Iolando (PSC), se reuniu nesta segunda-feira (11), com associações e entidades ligadas ao segmento da pessoa com deficiência do Distrito Federal, para discutir e esclarecer questões sobre a recém criada Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF.

Para o deputado Iolando que milita na causa há 25 anos, é importante a discussão e esses esclarecimentos, pois a conquista dessa pasta não é apenas dele, mas sim, de todo o segmento. O parlamentar destacou o quanto essa pasta foi esperada por todo o segmento no DF. “Somos seres humanos e queremos que nossos direitos sejam respeitados. Somos uma família, essa vitória não é uma conquista minha, mas é uma conquista nossa. O mais importante para mim, neste momento é fortalecer essa secretaria, tanto que destinei cinco milhões de reais para o fortalecimento dessa pasta. Retornei do Executivo para a Câmara Legislativa, para garantir a efetividade da secretaria”, ressaltou o deputado.

Os representantes das entidades que participaram da reunião nesta segunda-feira, pediram ao distrital que a pasta seja estruturada e que não tenha interferências de outros parlamentares e também do Governo, que possam prejudicar o segmento.

Questionado sobre o não funcionamento da pasta, Iolando respondeu que antes da criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, ele além de levar a proposta ao governador, se articulou com todos os outros deputados, para que o apoiasse nessa conquista. Em relação aos cargos ocupados na pasta por pessoas que não são deficientes, o deputado disse ao grupo, que isso não depende da vontade dele e explicou ainda, que tem lutado e enfrentado muitos desafios em nome dessa pasta. Esclareceu também que a secretaria foi criada e ela vai funcionar.

“Precisamos nos unir para fortalecer essa secretaria. Somos 650 mil pessoas com algum tipo de deficiência no DF e vamos tornar Brasília, a capital da acessibilidade”, frisou.
Os militantes das causas das pessoas com deficiência, pediram ao deputado que trabalhe junto ao governador Ibaneis Rocha, para agilizar as demandas do segmento, porque são problemas que não dá mais para esperar. O grupo enfatizou o apoio ao parlamentar, mas pediu agilidade e rapidez para solucionar as demandas do segmento. Os representantes destacaram também, que querem uma secretaria que funcione como um todo e não pela metade. Solicitaram principalmente empregos para as pessoas com deficiência.

O deputado Iolando se comprometeu em levar todas as solicitações ao Governo e ressaltou que a principal bandeira de seu mandato é a luta pelas causas da pessoa com deficiência. Além disso, garantiu que haverá dentro da secretaria um setor responsável por fazer fiscalizar a acessibilidade no DF.

Por Laezia Bezerra
Fonte: Conectado ao poder

Tags

Artigos relacionados

Fechar