1º Encontro de Folia do Gama terá variadas manifestações religiosas

Festa vai reunir população da cidade levando a tradição do Divino Espírito Santo nas casas onde passar

(Brasília, 24/04/2015) – O Gama se prepara para receber o 1º Encontro de Folia, que será realizado no dia 2 de maio, a partir das 18 horas, no estacionamento do Bezerrão. A Folia do Divino Espírito Santo é um evento que mescla variadas manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados. Uma profusão de folclores tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito, o profano e o religioso, servindo a todos em todas as suas formas e línguas. Assim é o Divino Espírito Santo.

Trazida ao Brasil pelos portugueses logo nos primórdios da colonização, a Folia do Divino é uma festa que ocorre em diversas cidades brasileiras. No Gama, a festa vem sendo promovida há 13 anos e vem ganhando força na cultura local.

Tudo começou em 2002 após uma promessa de três pessoas da cidade: Renato, Nego Mauro e Júlio. A promessa duraria 7 anos, mas eles terminaram dando continuidade até os dias de hoje. A Professora Maria Antônia teve uma importante participação na época ajudando a fundar a Associação Folia de Rua do Gama (ASFORG) cujo objetivo é dar continuidade a folia e resgatar a tradição da festa, passando em geração em geração.

Os organizadores da folia do Divino Espírito Santo se reúnem durante o ano para elaborar a festa. Eles saem pela cidade levando a tradição da folia de casa em casa fazendo orações e abençoado os moradores. A primeira casa visitada no Gama foi a da professora Maria Antônia no giro de folia.

O grupo de foliões é comandado por um guia, também denominado festeiro. É ele que tem a responsabilidade de promover e cuidar para que tudo se realize em ordem, incentivando, angariando fundos e mobilizando a população nos afazeres da festa.

O Guia do Divino retrata, com toda sua simbologia, o rei, a rainha e a côrte portuguesa, autenticados pela coroa, pelo cetro e pelas virgens vestidas de branco que os antecedem na Procissão do Divino, onde caminham com toda pompa pelas ruas da cidade, circundados por quatro varas sustentadas por quatro virgens, seguidos pela banda de música à frente da população.

O símbolo da Festa do Divino é a mandala de fogo com a pomba branca ao centro. A pomba significa o próprio Divino Espírito Santo e a mandala de fogo o momento que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, a Pentecostes. A cor da festa é a branca e a vermelha, o que significam a paz, o altíssimo e a pomba que pousou sobre Jesus e o sangue de Jesus, o Espírito Santo e as labaredas de fogo. Há basicamente dois tipos de folia: a folia da roça ou rural e a folia da cidade.

A Folia Rural – Talvez seja este o mais original elemento da Festa do Divino, se considerarmos a tese de que ela teve origem com os reis alemães da baixa idade média quando percorriam a região angariando fundos para alimentar e prover o povo em época de penúria.

Compõe-se de centenas de cavaleiros que durante uma semana ou mais percorrem a zona rural visitando fazendas e povoados. O objetivo, além de levar as bênçãos do Divino, é recolher esmolas e chamar o povo para a festa. A alimentação e o pernoite são dados aos devotos foliões por fazendeiros, os chamados Pouso de Folia.

Nestas fazendas há grande festa, chegando a reunir milhares de pessoas durante a noite. Há muita fartura. Tachadas de comidas são dadas gratuitamente a todos e para os donos da fazenda oferecer o pouso é receber em casa o Divino Espírito Santo, uma benção.

A Folia Urbana – Também conhecida como Folia da Cidade, é muito semelhante à rural, com a diferença que os devotos foliões andam à pé e não a cavalo, e visitam as casas na rua. É menor em número de participantes e a maioria pernoita em sua própria casa. Mas, de resto, as bandeiras as invocações e a liturgia são bastante parecidas com a Folia da Roça.

Atrações musicais:

– Cristina Leal com participação especial Claudio Toledo
– Tom Carreiro e João Carlos
– Wander e Wanderley
– JR e seu teclado

Apresentação de grupo de Folias:

Nossa Senhora da Abadia – Novo Gama-GO, Nossa Senhora da Abadia – Mesquita-GO, Nossa Senhora Aparecida – Mesquita-GO, São Sebastião –Lago Azul-GO, Reis – Lago Azul-GO, Santo Antonio – Santo Antonio-GO, Divino Espírito Santo Gama-DF, Divino Espírito Santo Luziânia-GO, São João – Marajó-GO, Divino Espírito Santo- Arinos-MG.

Informou Assessoria de Comunicação Social da Administração Regional do Gama 

 

  • Israel Carvalho

    Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

    Related Posts

    Moradores do Gama cobram acesso à cultura, melhorias na saúde e valorização da educação em encontro com parlamentares

    O Debatendo as Cidades reuniu moradores, lideranças comunitárias Gama, produtores culturais e parlamentares para falar sobre as principais demandas da cidade. Durante o encontro, realizado no Centro de Ensino Especial 01, as principais reivindicações giraram em torno da precariedade da saúde pública, das dificuldades enfrentadas na área da educação e da ausência de políticas culturais acessíveis à população.

    Ler mais

    Continuar lendo
    Debatendo as Cidades chega ao Gama para discutir prioridades e cobrar soluções para a região

    Neste sábado (28), os moradores do Gama terão a oportunidade de apresentar suas demandas e participar da construção de melhorias para a cidade. O Debatendo as Cidades, evento itinerante promovido…

    Ler mais

    Continuar lendo

    Deixe um comentário

    Pra você

    Moradores do Gama cobram acesso à cultura, melhorias na saúde e valorização da educação em encontro com parlamentares

    Moradores do Gama cobram acesso à cultura, melhorias na saúde e valorização da educação em encontro com parlamentares

    Debatendo as Cidades chega ao Gama para discutir prioridades e cobrar soluções para a região

    Debatendo as Cidades chega ao Gama para discutir prioridades e cobrar soluções para a região

    Saberes e Tradição ganham vida na Exposição Multimídia Vila São João, no Gama

    Saberes e Tradição ganham vida na Exposição Multimídia Vila São João, no Gama

    Marinha oferece atendimento médico gratuito no Parque da Cidade com hospital de campanha

    Marinha oferece atendimento médico gratuito no Parque da Cidade com hospital de campanha

    Copa Bem Amigos movimenta o futebol de base no Gama e revela talentos da periferia

    Copa Bem Amigos movimenta o futebol de base no Gama e revela talentos da periferia

    Com protagonismo do Gama, movimento nacional dos agentes de trânsito chega à Câmara dos Deputados

    Com protagonismo do Gama, movimento nacional dos agentes de trânsito chega à Câmara dos Deputados