Destaque (Slide Show)NegóciosNotícias do GamaSaudade minha cidade

Arte como luta e transformação social no Gama

Associação Sociocultural e Desportiva Arte do Saber leva por meio da prática desportiva educação, saúde e desenvolvimento humano

O idealizador Alexandre Tota começou o projeto em 1998, na Pracinha da quadra 21 que fica no setor Oeste do Gama. Já a partir de 1999/2000 o projeto foi para a escola Caic Carlos Castello Branco, onde permaneceu até hoje.

Um dos maiores objetivos do projeto é formar cidadãos através das artes marciais. Inicialmente havia apenas um capoeirista só que diante da necessidade de tirar as crianças da rua, é necessário oferecer algo melhor. Então o projeto buscou mais atrativos. Desde então deu-se início a implantação de novas modalidades. Hoje, além da capoeira, o projeto conta com Jiu-Jitsu, Muay Thai e uma escolinha de futebol. Tudo isso funciona dentro da associação “Grupo Arte Luta Brasil de Capoeira”. A ideia é incentivar a criança a se esforçar na escola e na vida. Os tutores desse projeto verificam se a criança está bem na escola, se convive bem no ambiente familiar e se está obedecendo aos Pais. Tudo isso são requisitos básicos para permanecer no projeto. Além do mais é necessário estar regularmente matriculado.

O projeto



Este é um projeto com mais de 20 anos sempre oferecido de forma gratuita, cujo o objetivo é tirar as crianças e jovens da rua, dando um futuro melhor para eles. Ao longo desse tempo o projeto já teve muitos retornos bons. Atualmente, dentro do projeto, há psicólogos, educadores físicos e pedagogos. Eles possuem um conselho multidisciplinar de alunos que começaram com a formação da capoeira. Então é muito relevante, apesar do projeto não ter uma divulgação tão massiva.

Gama Cidadão visita local do projeto

Professor Halyson Lessa
Professor faixa preta, Halyson Lessa.

A equipe do Gama Cidadão esteve presente no CAIC a fim de documentar esse belo trabalho realizado pelo projeto “Educar Capoeira”. O professor Alexandre Tota espera que isso se propague mostrando que o Gama tem a oferecer e pode contribuir na área social, além de influência na formação dos jovens. Então para o professor é uma satisfação muito grande saber que o portal vem dando apoio e espaço para projetos sociais da cidade.

Vários em um

A Associação Socioultural e Desportiva Arte do Saber abrange projetos não só de Capoeira, mas, também, de Jiu-Jitsu, de Muay thai, de vôlei, além da escolinha de futebol. Educar Capoeira tem como coordenador de projetos Alexandre Tota mais conhecido no mundo da Capoeira como contra mestre “Nego Tota”. Esse grupo já se destacou em Olimpíadas. Há um campeão mundial de ginástica acrobática, além de campeão de brasileiro de capoeira, campeão brasileiro de fisiculturismo, campeão Brasiliense de fisiculturismo. Um projeto que tem vários atletas de nível.

Equipe e alunos do professor Alexandre Tota (calção preto).

Galeria de fotos da visita à Associação no Facebook do Gama Cidadão:

Informação do projeto “Educar Capoeira”, fale com Alexandre Tota (61 99102-2708).

Conheça outros projetos sociais do Gama: 

Professor de Jiu-Jitsu, Halyson Lessa, do projeto social Jiu-Jitsu para Cristo

Professor de karatê, Pedro Apostoli

Professor Roberto Farias, do projeto Cordas do Gama

Professor de Jiu-Jitsu, Edson Aquino

Por: Lucas Lieggio
Colaboração Israel Carvalho e Danrley Pereira
Da redação do Gama Cidadão

 

 

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Fechar