Exposição Fotográfica na Nova Acrópole Gama, traz imagens do Egito

img
(Foto: Abu Simbel, Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESC)

Arqueologia do Sagrado é um projeto de documentação fotográfica que busca captar algo da chama espiritual de civilizações que nos antecederam no tempo.  
Através de templos, monumentos e resquícios arqueológicos descobrimos uma linguagem simbólica, repleta de transcendências que muitas vezes ultrapassam nossa percepção consciente. Por isso, certas imagens receberam tratamento especial. Algumas conferem caráter de atemporalidade. Outras, se destacam por fortes contrastes ou cores etéreas. Ainda outras nos surpreendem por enigmáticos feixes de luz projetados pelo sol.
Egito é a primeira etapa deste trabalho. Representa portanto um portal que aponta para a pluralidade de signos do acervo humano. E nos permite, quiçá, olhar o passado com referência ao porvir.
Kenia de Aguiar Ribeiro é formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Estuda Filosofia em Nova Acrópole. Tem trabalhado com fotografia e editoração para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Projeto Felicidade Interna Bruta (FIB), Instituto Igarapé, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Civilian Capacity Network, entre outros. Realizou exposições fotográficas no Brasil e na África do Sul.

Serviço:
Vernissage:  dia 08 de junho, sábado às 19h.
Visitação: de 08 a 29 de junho de 2013. Entrada franca.
Horário: de segunda a sexta de 19h às 22h e sábado dia 29 de 09 às 21.
Local: Espaço Cultural Nova Acrópole. Gama, Quadra 01, Lote 02 Sobreloja, Setor Sul (Sobreloja da Panificadora Roma).

Informações: Ivonete Silveira 9128-6371 / 3484-1818
Portfolio da fotógrafa: www.kenia.art.br

img
Esfinge:
A esfinge parece atuar como guardião das pirâmides. Como muitas esfinges em culturas antigas (como na Mesopotâmia), representavam um ser mítico onde vários animais se misturam, normalmente com uma cabeça humana. A cabeça humana representa a razão, a consciência que domina os elementos inferiores, ou seja, os animais que habitam dentro de cada homem e que precisam ser domesticados.

 imgAs Pirâmides de Gisé: As famosas pirâmides de Gizé impressionam pela sua grandiosidade. Seu mistério é maior por não se conhecer quais as técnicas empregadas para sua construção. Obras desta magnitude pressupõem não apenas avançados conhecimentos arquitetônicos, mas ainda uma significativa capacidade de mobilização política e econômica. São um símbolo do conhecimento e poder do Antigo Egito até hoje pouco compreendidos. O encaixe entre pedras de tamanhos diferentes é preciso. As pirâmides são como um grande mosaico. No original, as pirâmides eram lisas, mas com o passar do tempo, as pedras que formavam suas faces externas foram utilizadas como material de construção e por isso se encontram dilapidadas.

  img

 

img

Abu Simbel: Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO e situado no Sul do Egito, Abu Simbel é um complexo de dois templos construídos por Ramsés II na XIX dinastia (séc. XIII a.C.).  Construído na rocha, o templo foi totalmente deslocado e reconstruído com a ajuda da comunidade internacional na década de 1960, em função da construção da nova represa de Assuã que inundaria o templo.  Nefertari, esposa preferida de Ramsés II, também foi homenageada no templo com características da deusa Hathor. O templo possui muitas câmaras laterais que não se sabe como e para quê eram utilizadas.

Fonte: Nova Acrópole Gama

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios