Admirável Mundo Cão

Gama e Samambaia recebem a estreia do espetáculo estrelado por Karinne Ribeiro e Elisa Carneiro, com direção de Diego de Leon e dramaturgia de Marco Michelangelo

 “Vamos ser sócias na vida? Misturar as páginas do mangá? Pode ficar mais fácil”. É assim, em uma rápida conversa no beco de uma comercial qualquer do Plano Piloto, durante um intervalo de trabalho, que Shanti e Mara começam uma improvável, mas redentora amizade. As protagonistas do espetáculo “Admirável mundo cão” encontram na relação o remédio perfeito contra um mundo de tédio e obrigações que parece engoli-las a cada dia.  “Admirável mundo cão” estreia no Gama, onde fica em cartaz nos próximos dias 11, 12 e 13 de dezembro. Na semana seguinte, a peça segue para Samambaia, em curta temporada de 18 a 20 de dezembro.

Conduzidas por investigações e influências do teatro contemporâneo, jogos de improviso, exercícios de dramaturgia e estudos teóricos, as atrizes Karinne Ribeiro e Elisa Carneiro construíram uma comédia ácida sobre as dificuldades da transição para a vida adulta. Enquanto Shanti passa os dias atrás de um balcão, vendendo sorvete de iogurte sob o pulso forte de uma chefe tirana, Mara se desdobra nas funções de vendedora, caixa e gerente de uma loja de sapatos ortopédicos. É durante a “hora do cigarro”, no intervalo, que as duas acabam se conhecendo e se afeiçoando.

“Admirável mundo cão” é baseado, sobretudo, em três pilares: os textos dramáticos “Esperando Godot”, do irlandês Samuel Beckett e “À primeira vista”, do canadense Daniel Maclvor, que tratam de personagens presos em um espaço-tempo não determinado, no qual o tédio e a solidão são latentes e ensurdecedores; e nas obras do cartunista norte-americano Daniel Clowes, autor de romances gráficos célebres como “Ghost World”, “David Boring” e “Eightball”, com personagens racionais, irônicos e inconformados com a ditadura do consumo e das falsas aparências.

“Admirável mundo cão” vai transitar, justamente, pelo universo sentimental dessas duas garotas, em uma estrutura narrativa fragmentada e contemporânea. O formato não linear, em episódios, bebe diretamente na fonte dos quadrinhos. Karinne e Elisa se valeram da longa amizade entre elas e da experiência como palhaças para construir situações que fazem alusão às figuras antigas dos palhaços branco (mais intelectual e mal-humorado) e augusto (perdedor e atrapalhado). Assim como nas duplas de palhaços, em “Admirável Mundo Cão” os personagens são opostos-complementares, sendo uma mais racional e inteligente, e a outra ingênua e emocional.

Karinne e Elisa levaram também para o texto símbolos típicos de uma juventude passada no DF, assim como referências (e preferências) pessoais, como música, algumas séries de TV (“Friends”, “Sense8”, “The Office” e “Broad City”) e o filme “O menino do pijama listrado”.

O texto foi criado durante os ensaios por elas, junto com o diretor Diego de Leon, a partir de exercícios de improvisação. O material foi estruturado por Marco Michelangelo, que assina a dramaturgia.

O espetáculo tem patrocínio do FAC, Fundo de Apoio a Cultura do DF, e integra a campanha “Doadores de obras literárias pagam meia-entrada!”. Todo material recebido será doado no fim da temporada a uma biblioteca comunitária.

 

FICHA TÉCNICA:

 

Concepção e atuação: Karinne Ribeiro e Elisa Carneiro

Concepção e direção: Diego de Leon

Dramaturgia: Marco Michelangelo

Assistência de direção: Elisa Carneiro

Produção Executiva: Marcela Regina

Assistência de dramaturgia e diretora assistente: Fernanda Alpino

Luz: Ana Luiza Quintas

Som: Fernanda Alpino

Figurinos: Eduardo Barón

Cenários: Danilo Fleury e Maíra Guimarães

Design Gráfica: Luísa Bianchetti

 

SERVIÇO:

“Admirável Mundo Cão”

Data: 11 a 13 de dezembro de 2015

Local: Espaço Semente – Gama

Endereço: Entrequadras 52/54 – área especial, s/nº, projeção 02 (Em frente à Feira da Rodoviária, próximo à Biblioteca Pública e ao Galpãozinho)

Telefones: (61) 3385- 3439/ (61) 9817- 8156/ (61) 8415- 2782

 

Data: 18 a 20 de dezembro de 2015

Local: Espaço Imaginário Cultural – Samambaia

Endereço: QS 103- conjunto 05- lote 05

Telefones: (61) 3013-1610

 

Horário: sempre às 20h

Valor: R$ 10,00 (inteira)/ R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, idosos, professores e doadores de uma obra literária)

Informações: (61) 8334-7617

Classificação indicativa: 14  anos

 

Assessoria de imprensa

Melissa Luz Barbosa

[email protected]

(61) 9202- 2144

 

Paulo Tavares

Paulo Tavares Diretor-Presidente e Redator Chefe do portal DF em FOCO, Jornalista desde 2014 Registro nº. DRT 10479/DF.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios