Encontro Carnavalesco dos Bonecos Gigantes

Os principais e mais tradicionais blocos de carnaval do Distrito Federal possuem seus bonecos gigantes inspirados na tradição das ladeiras de Olinda, onde os gigantes fazem a festa nos quatro dias de carnaval e animam a cidade em outras festividades durante o ano. Para valorizar a tradição carnavalesca de sua terra que floresceu no DF o poeta e produtor cultural Paulim Diolinda idealizou o primeiro Encontro de Bonecos Gigantes do carnaval de Brasília, que será realizado no domingo (23/02), às 14h, na  Praça Lourival Bandeira (em frente do antigo Cine Itapuã, no Gama). Será um desfile onde serão convidados os principais bonecos do carnaval de Brasília.  O Encontro é aberto e gratuito e com acesso livre a todas as idades. Essa ação foi uma das selecionadas pelo edital FAC- Carnaval 2020.
“No Distrito Federal, os primeiros Blocos, na década de 90, criaram seus bonecos. Os precursores do Carnaval de rua do DF começaram a arrastar multidões com a grande alegoria viva que é o boneco gigante”, afirma Paulim que é oriundo das ladeiras e vielas de Olinda/PE. Ele sempre trouxe para o planalto central seu trabalho como produtor e poeta, além da magia e do encanto dos cantadores, trovadores, repentistas e folguedos registrados em suas obras.
Os Bonecos gigantes e o Gama
 O encontro acontecerá no Gama onde muitos desses bonecos nascerem nas oficinas de mais de seis grupos que trabalham com bonecos na cidade. A participação de grupos locais é uma forma de dar visibilidade e repercussão ao encontro dos bonecos gigantes despertando interesse por parte do grande público e gerando a possibilidade de gerar outras edições do encontro.

Paulim Diolinda. Foto: Joaquim Dantas

“Nossa  proposta é de apresentarmos uma atração para a cidade, de periodicidade anual no carnaval da cidade”, finaliza  Paulim Diolinda.
Informações ao público:  Paulim Diolinda (61) 98112-6963
Serviço:
Encontro Carnavalesco dos Bonecos Gigantes
Data e horário: 23/02/2020 –  14h
Local: Praça Lourival Bandeira Cine Itapuã Gama.