Veja como pagar uma faculdade sem pesar no orçamento

O momento de iniciar a tão sonhada graduação, muitos estudantes se encontram no mesmo dilema: as mensalidades da faculdade. E se optarem por um dos cursos mais procurados, como por exemplo o curso de Direito e Medicina, com parcelas mensais muito elevadas, podem levar muitos alunos a desistirem do ensino superior.

Atualmente é possível contar com ajuda de programas, sejam eles governamentais ou de iniciativa privada, que buscam ajudar muitos ingressantes a conseguirem pagar as mensalidades, ou até mesmo conseguir descontos ou bolsas de estudo. Confira abaixo as alternativas para pagar a faculdade sem ter dinheiro:

Estude com o Fies 

O  programa de Financiamento Estudantil   Fies   funciona como um crédito educativo, que oferece a oportunidade dos estudantes custearem as mensalidades do curso e pagar o auxílio oferecido apenas ao finalizar a graduação. Criado pelo Governo Federal, um dos requisitos principais para quem deseja participar do Fies, é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Interessados devem ter realizado a prova do Enem e obtido pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Bolsas de estudo pelo Prouni

Uma iniciativa do Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos Prouni tem o objetivo principal de facilitar o acesso ao ensino superior. São disponibilizadas bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares. A inscrição acontece semestralmente pelo site oficial do Prouni. Para concorrer às bolsas, o estudante precisa ter participado também o Enem e ter obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. E um outro requisito importante é ter estudado o ensino médio em escolas da rede pública e possuir uma renda familiar de até três salários mínimos.

Educa Mais Brasil com bolsas de até 70%

As bolsas de estudos do Educa Mais Brasil são de até 70% de desconto na graduação. O programa de inclusão educacional dispõe de oportunidades também para pós-graduação e cursos técnicos, além da educação básica e de outras modalidades de ensino.

O Educa Mais Brasil é parceiro das melhores faculdades do Brasil e facilita o acesso ao ensino superior, e consequentemente oportunidades nos estudos. As inscrições são realizadas gratuitamente no site do Educa desenvolvido em parceria com o Gama Cidadão.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil