Notícias

Estudantes de escola pública do Gama visitam o Procurador Geral da República

Alunos dos 4º e 5º anos falaram do trabalho do MPF

imgO projeto Escola Cidadã recebeu, nesta terça-feira, 18 de novembro, 38 alunos do Centro de Ensino Fundamenal Gesner Teixeira, do Gama. Curiosos e atentos, os estudantes conheceram o complexo de prédios da Procuradoria-Geral da República, a história do prédio e ficaram impressionados ao descobrir que o bloco A é sustentado por cima, por uma estrutura em forma de estrela.

Durante a visita guiada, os estudantes conheceram o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.  “Pra mim, foi a melhor parte. Eu achei que ele era sério, cara fechada, mas ele é muito legal, muito gente boa”, declarou o aluno do 4º ano Matheus Henrique. Os alunos participaram da gravação de um vídeo institucional ao lado do PGR e fizeram perguntas para ele. Não faltou a clássica, “O que faz um procurador da República?”. A pergunta foi respondida com muito humor. “A melhor definição do meu trabalho foi dada por um estudante que nos visitou há algum tempo. Eu expliquei, expliquei e ele resumiu ‘o MPF é a polícia da lei’; é isso ai, o MPF é a polícia da lei”, respondeu Janot.

Para a professora do 4º ano Raquel Oliveira, a visita é uma forma de os alunos entenderem na prática sobre direitos e deveres. “É sempre importante reforçarmos aos estudantes o que é Justiça, cidadania. Com uma linguagem adequada, eles entendem muito melhor”.

A parte mais descontraída do bate-papo ficou por conta da discussão sobre futebol, quando os alunos tentaram descobrir qual o time do PGR. Atleticano, o procurador contou que traz a preferência no coração desde que veio de Belo Horizonte para Brasília, há 30 anos. Em homenagem ao PGR, o tradicional “olha o passarinho” foi trocado por “olha o galo” durante a foto oficial, o que arrancou gargalhadas da turma.

Escola Cidadã – Pensado como instrumento para fortalecer o relacionamento entre o MPF e a comunidade escolar, o projeto busca contribuir com a formação cidadã dos estudantes e estimular comportamentos éticos nas crianças. Os assuntos debatidos com os alunos relacionam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais e envolvem temáticas de grande relevância, como ética, direitos humanos, meio ambiente, diversidade cultural e cidadania. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social Procuradoria-Geral da República – 18/11/2014

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar