fbpx
24 de junho de 2021

PIMPIN promove campanha para arrecadar itens básicos de higiene pessoal

Ação vai até 30 de junho. Interessados podem doar absorvente, sabonete, creme dental, escova de dente, hidratante corporal, shampoo e condicionador.

Jovens gestantes e mães no processo pós-parto, e mães de recém-nascidos, que vivem em situação de vulnerabilidade, apresentam dificuldades financeiras para adquirir produtos necessários para a higiene pessoal. E neste período de pandemia, a situação ainda é pior. Pensando nisso, o Projeto Integrado Multidisciplinar Primeira Infância (PIMPIN), iniciativa de estagiárias do projeto e estudantes do curso de Serviço Social, voluntárias e atuantes no Núcleo de Responsabilidade Social do Centro Universitário IESB, lançou uma nova campanha de solidariedade. O objetivo é angariar itens básicos de higiene feminina e distribuir a jovens e adolescentes gestantes ou mães que estão, neste semestre, sendo atendidas pelo PIMPIN.

Os itens sugeridos para doação são: absorvente, sabonete, creme dental, escova de dente, desodorante, shampoo, condicionador, hidratante corporal entre outros.

Os interessados em ajudar podem fazer a doação até 30 de junho, nos três campi do IESB (Asa Norte 609, Asa Sul 613/614 e Ceilândia Norte QNN 31), no horário comercial.

A partir da arrecadação, serão montados kits para distribuição. As alunas do curso de Serviço Social do IESB, com a ajuda de estudantes voluntários do projeto, trabalharão em parceria para realizar a triagem dos materiais e construir o kit para a entrega, que beneficiará essas jovens.

Para ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018, divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), nas regiões de média-baixa renda da capital, 7,2% das adolescentes de 14 a 19 anos são mães. “Durante o repasse das cestas básicas, originárias do IESB em Ação, constatamos que não são ofertados materiais de higiene pessoal, inclusive, absorventes, a essas jovens e adolescentes puérperas. Entendemos que a gestação, principalmente a não planejada, e o pós-parto são períodos hormonais intensos, com transformações que precisam de acompanhamento. Portanto, o nosso objetivo é proporcionar esse bem-estar e autoestima, contribuindo com o repasse de um kit de higiene, que seja acompanhado de afetividade, acolhimento e empatia”, explica a coordenadora do projeto PIMPIN e professora do curso de Serviço Social do IESB, Erci Ribeiro.

A campanha também ajudará as adolescentes atendidas pelo projeto, que sofrem com o impacto da chamada pobreza menstrual, falta de itens básicos durante a menstruação, seja por falta de informação ou dinheiro para comprar os absorventes. O cenário é muito comum no Brasil. Segundo pesquisa feita por Always e Toluna com 1.124 mulheres de 16 a 29 anos em todas as regiões do país, divulgada em maio deste ano, uma a cada quatro meninas já faltou à aula por não terem acesso a absorventes durante o período menstrual. “Muitas deixam de cumprir atividades externas essenciais, como consultas, por não terem absorventes”, completa a professora Erci.

Para mais informações sobre as doações, basta o interessado encaminhar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato com o número do IESB em Ação: Telefone: +55 61 9293-7507, ou acessar o DM @projetopimpin

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

View all posts by Israel Carvalho →
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial