Novidades sobre o Cine Itapuã

Por Juan Ricthelly

O Conselho Regional de Cultura do Gama no exercício de suas atribuições institucionais como representante legítimo da comunidade e movimento cultural do Gama, provocou formalmente o Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, com o propósito de tomar ciência das providências que estavam sendo tomadas com o propósito de pôr fim ao abandono e desuso do Centro Cultural Itapuã

A presente situação que já dura décadas e passou despercebida por vários governos, que lamentavelmente não deram a devida atenção ao problema.

Segundo matéria do Correio Braziliense do dia 13 de Junho de 2023:

“[…] o Cine Itapuã, no Gama, é uma joia da cultura do Distrito Federal. É o segundo cinema mais antigo da capital, ficando atrás do Cine Brasília. Inaugurado em 1963, o espaço serviu para levar cinema, teatro e música para a comunidade gamense. Mais que um equipamento cultural, o cine, localizado na região central, foi por décadas o ponto de encontro e terreno fértil para artistas e agitadores culturais da cidade.” 

Além de um monumento histórico de importância Distrital, o Cine Itapuã faz parte da memória afetiva da nossa cidade. 

Embora tenha ocorrido uma importante reforma que reparou o telhado, é fundamental que sigamos adiante com o processo de restauração e recuperação daquele espaço, para que ele volte a ser utilizado pela comunidade o quanto antes, cumprindo o necessário papel de descentralizar o acesso à cultura.

O CRCG se colocou à disposição para auxiliar e ser parceiro do GDF nessa questão que representaria um avanço significativo no que diz respeito ao acesso à aparelhos públicos de cultura no Gama. 

É importante mencionar o estado lamentável do Espaço Cultural Galpãozinho que é responsabilidade da Administração Regional do Gama, o desuso do Anfiteatro do Estádio Bezerrão que é da alçada da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal e da Casa de Cultura que possui terreno destinado por lei, mas sem qualquer sinal de materialização há mais de 30 anos.

RESPOSTA DA SECEC-DF

Prezado Cidadão, bom dia!

Em atenção à sua manifestação, comunicamos que foi encaminhada às áreas técnicas desta Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal para análise e pronunciamento.

No caso, a Diretoria de Manutenção do Patrimônio de Espaços Culturais, primeiro, esclareceu que o CINE ITAPUÃ é um equipamento cultural foi vinculado à SECEC pelo DECRETO Nº 42.309, DE 16 DE JULHO DE 2021 e, que nesse mesmo ano já começaram ações emergenciais para preservação do espaço e os estudos para elaboração e contratação dos projetos. Os projetos desenvolvidos consideraram a possibilidade de exibição de filmes em diversos formatos, exibição de teatros e outras expressões artísticas, inclusive música, visando restabelecer a função do espaço como cineteatro para eventos multiculturais. 

A Diretoria de Manutenção do Patrimônio de Espaços Culturais informou que para atender a este propósito, foi considerado um estudo elaborado por consultoria especializada em cinema e consulta a especialista em artes cênicas, da própria SECEC. Os projetos para a reforma da edificação foram concluídos no âmbito da SECEC, incluindo: instalação elétrica, hidráulica, arquitetura, acessibilidade, sistema de proteção contra descarga atmosférica, prevenção e combate a incêndio, lógica e sonorização. Foram submetidos à aprovação do Corpo de Bombeiros em dezembro/2022, tendo ocorrido à aprovação dos projetos somente no final de junho/2023.

A Diretoria de Manutenção do Patrimônio de Espaços Culturais informou que a consultoria que elaborou os projetos de arquitetura e complementares já realizou alguns ajustes finais em função das exigências dos bombeiros, elaborando o orçamento preliminar das intervenções necessárias (00150-00004079/2022-39 – docs: enviado para  email:  [email protected]). 

Ainda, a Diretoria de Manutenção do Patrimônio de Espaços Culturais informou que no âmbito da SECEC, já foi elaborada minuta de Projeto Básico e minuta de Edital (enviado para email:  [email protected]) para licitação da obra e de equipamentos da edificação. Também, informou que se encontra em elaboração a especificação e documentação para a licitação dos equipamentos e mobiliário para funcionamento do equipamento cultural e, tão logo seja concluída, será finalizada a parte de levantamento de preços para obtenção de recursos para a licitação das intervenções.

A Diretoria de Manutenção do Patrimônio de Espaços Culturais destacou que a Proposta de Intervenções para Reabertura do Cine Itapuã foi apresentado à Administração Regional do Gama e para membros do Conselho Regional de Cultura, no final de junho de 2023, tendo havido sua aprovação por parte dos presentes.

A Diretoria de Manutenção do Patrimônio de Espaços Culturais salientou que fazem -se necessárias diligências nas áreas afins desta SECEC, com vistas a verificação da realização do levantamento de preços dos mobiliários e equipamentos e da obtenção dos recursos necessários para o início do processo licitatório. 

E por fim, destacou que esta SECEC assumiu o Cine Itapuã durante a pandemia de COVID-19 com diversos problemas, desde a documentação até a falta de recursos financeiros e humanos.

Ainda, comunicamos que foi solicitado à outras áreas técnicas esclarecimentos complementares, assim, caso haja respostas complementares, estas serão enviaremos para o  email:  [email protected].

No sentido de estimular esta instituição buscar continuadamente a melhoria do atendimento aos usuários deste órgão, solicitamos a avaliação dos serviços da Ouvidoria por meio da Pesquisa de Satisfação.

A participação social é uma atitude cidadã que beneficia toda sociedade. 

No mais, permanecemos à disposição e agradecemos à compreensão.

Atenciosamente,

Ouvidoria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF

DOCUMENTOS ANEXOS:

Minuta de Edital: 

https://drive.google.com/file/d/1YlUti5ikyhhZndMu-rwCdlWl1dyXrJ5r/view?usp=sharing

Planilha Orçamentária:

https://drive.google.com/file/d/1qWGGymz661AUszFLZKoz6ZwZz-1AxOtI/view?usp=sharing

REUNIÕES AO LONGO DE 2024

Ao longo desse ano algumas reuniões foram realizadas entre o CRCG, Gerência de Cultura e Administração Regional do Gama que têm atuado de forma conjunta perante às autoridades para destravar a situação do Complexo Cultural Itapuã.

Para além do Cine Itapuã também ocorreram encontros para tratar do CEU da Cultura, do Espaço Cultural Galpãozinho, do Anfiteatro do Estádio Bezerrão e do terreno destinado para a Casa de Cultura do Gama.

Ainda nesse semestre, ocorrerá uma Audiência Pública exclusiva sobre o Galpãozinho entre a Administração Regional e a comunidade, após provocação do CRCG, com o propósito de se definir e discutir soluções para aquele importante espaço.

Na tarde de hoje (14/08) houve uma reunião importante entre a Mocidade do Gama e a Administração Regional, que foi acompanhada pelo CRCG nas pessoas do Vice Presidente Michel Glauber e do Conselheiro Ranieri Ferreira, se discutiu a possibilidade de solicitar à Secretaria de Esportes o uso da ala sul do Estádio Bezerrão para a realização dos ensaios da escola de samba.

Segundo a Administradora Joseane, que se reuniu nessa semana com o Secretário Cláudio Humberto, o Cine Itapuã sem encaminha para um desfecho, de modo que possivelmente em outubro teremos maiores novidades. 

 

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Related Posts

Moradores do Gama cobram acesso à cultura, melhorias na saúde e valorização da educação em encontro com parlamentares

O Debatendo as Cidades reuniu moradores, lideranças comunitárias Gama, produtores culturais e parlamentares para falar sobre as principais demandas da cidade. Durante o encontro, realizado no Centro de Ensino Especial 01, as principais reivindicações giraram em torno da precariedade da saúde pública, das dificuldades enfrentadas na área da educação e da ausência de políticas culturais acessíveis à população.

Ler mais

Continuar lendo
Debatendo as Cidades chega ao Gama para discutir prioridades e cobrar soluções para a região

Neste sábado (28), os moradores do Gama terão a oportunidade de apresentar suas demandas e participar da construção de melhorias para a cidade. O Debatendo as Cidades, evento itinerante promovido…

Ler mais

Continuar lendo

Pra você

Moradores do Gama cobram acesso à cultura, melhorias na saúde e valorização da educação em encontro com parlamentares

Moradores do Gama cobram acesso à cultura, melhorias na saúde e valorização da educação em encontro com parlamentares

Debatendo as Cidades chega ao Gama para discutir prioridades e cobrar soluções para a região

Debatendo as Cidades chega ao Gama para discutir prioridades e cobrar soluções para a região

Saberes e Tradição ganham vida na Exposição Multimídia Vila São João, no Gama

Saberes e Tradição ganham vida na Exposição Multimídia Vila São João, no Gama

Marinha oferece atendimento médico gratuito no Parque da Cidade com hospital de campanha

Marinha oferece atendimento médico gratuito no Parque da Cidade com hospital de campanha

Copa Bem Amigos movimenta o futebol de base no Gama e revela talentos da periferia

Copa Bem Amigos movimenta o futebol de base no Gama e revela talentos da periferia

Com protagonismo do Gama, movimento nacional dos agentes de trânsito chega à Câmara dos Deputados

Com protagonismo do Gama, movimento nacional dos agentes de trânsito chega à Câmara dos Deputados